Temer envia carta aos parlamentares e diz que querem ‘derrubá-lo’; ‘atingiram minha honra’

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Michel Temer (PMDB) enviou aos deputados e senadores uma carta nesta segunda-feira (16) na qual se defende das acusações que vem sendo sofrendo nos últimos meses. A indignação, segundo o presidente, o motivou a escrever a carta, pois ele tem se sentido atacado por mentiras e que existe uma “conspiração” para derrubá-lo do cargo

A carta foi enviada a parlamentares da base aliada e da oposição no momento em que a segunda denúncia da Procuradoria-geral da República (PGR) está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Michel Temer inicia a carta falando que muitas pessoas o alertaram para não fazer isso. Porém, ele afirma que os episódios atingiram sua “honra”. “Não posso silenciar. Não devo silenciar”, afirmou o presidente. Ele ainda disse que “afirmações falsas, denúncias ineptas alicerçadas em fatos construídos artificialmente sustentaram as inverdades que foram divulgadas” e que “a armação está sendo desmontada”.

Em quatro páginas, Michel Temer cita os áudios dos diálogos com Joesley Batista e Ricardo Saud. Ele também faz menção à delação premiada do doleiro Lúcio Funaro. O presidente diz o seguinte: “trazem de volta um delinquente investindo contra o presidente, o Congresso Nacional, os parlamentares e partidos políticos”, defende.

Temer ainda faz críticas à atuação do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e cita o ex-deputado Eduardo Cunha ao dizer que, em uma entrevista, Cunha relatou que sua delação não foi aceita porque o procurador-geral exigia que ele incriminasse o presidente da República.

“Jamais poderia acreditar que houvesse uma conspiração para me derrubar da Presidência da República. Mas os fatos me convenceram. E são incontestáveis”, diz Temer aos parlamentares. A partir de amanhã (17), os deputados se concentrarão na análise, discussão e votação na CCJ da Câmara da denúncia contra Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Da Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!