Pesquisa aponta que o Natal deste ano contratará mais temporários

Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizada de 3 a 21 de outubro com 200 empresários de Belo Horizonte e Região, para as contratações voltadas pro Natal, estima-se crescimento de 21,6 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Entre os empresários da capital que irão contratar funcionários extras para atender a demanda do Natal, os dos setores de calçados e acessórios são os que mais irão contratar.  O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, explica que a maior demanda nas lojas desse ramo é por que elas vendem itens com uma ampla variedade de preços. Dessa forma, as pessoas conseguem adequar melhor sua compra ao orçamento. Em seguida aparecem as lojas do ramo de cosméticos e perfumaria (46,2%). As lojas destes segmentos serão responsáveis por 52,5% das contratações.

Em 2017 os empresários devem contratar, em média, 3 empregados temporários. Segundo o levantamento, a maior parte dos entrevistados vai contratar de dois a quatro funcionários (42,4%). Essa média é consideravelmente maior que a de 2016, quando a estimativa era de contratar 1,3 funcionários.

“Com a melhora dos indicadores econômicos e pequena redução do desemprego, as pessoas estão voltando a consumir mais. Todas as datas comemorativas deste ano já apresentaram resultados positivos, por isso, a perspectiva é que as vendas aumentem no Natal, o que justifica o crescimento do número de empresas que irão contratar”, esclarece Falci.

Para atender a demanda e garantir um bom atendimento aos clientes no período das festas de fim de ano, 78,6% das vagas temporárias são para o cargo de vendedor. Em seguida, aparece a função de caixa, com 11,1%.

Nayara Oliveira, 22, conta que já está procurando emprego a cerca de 4 meses, e pretende aproveitar o momento. “Já mandei currículo para inúmeros lugares. Agora com o fim do ano, abriram muitas contratações temporárias e as chances de conseguir são maiores”.

Geralmente, o perfil solicitado dos candidatos para as vagas temporárias é que sejam pessoas com idade superior a 18 anos, que tenham disponibilidade de horário – inclusive finais de semana e feriados -, ensino médio completo, boa comunicação, simpatia e boa apresentação. Experiência prévia no varejo pode ser considerado um diferencial. Para o cargo de vendedor é imprescindível que o candidato seja comunicativo, desenvolto e simpático.

Com CDL/BH

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!