Home Notícias BH Chuva aumenta vazão do Rio das Velhas e eleva volume dos reservatórios na Grande BH

Chuva aumenta vazão do Rio das Velhas e eleva volume dos reservatórios na Grande BH

As chuvas que vem caindo sobre Belo Horizonte e Região Metropolitana desde a última quinta-feira (30) têm contribuído para o aumento do volume de água armazenado nos reservatórios da região e também da vazão do rio das Velhas. Pelo portal da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é possível perceber isso de forma muito clara. O impacto mais visível foi na vazão do Rio das  Velhas, que sextuplicou, passando de 21,2 metros cúbicos de segundo no dia 30 de novembro para 132,9 metros cúbicos por segundo apenas dois dias depois, em 2 de dezembro. Ontem (4) a vazão do rio caiu um pouco, mas, de qualquer forma, era muito maior que a dos dias imediatamente anteriores aos das últimas chuva. O gráfico abaixo mostra isso de forma muito clara.

Vazão do Rio das Velhas aumentou nos últimos dias (Reprodução/Copasa)

Além da vazão do Rio das Velhas ter aumentado, também foi registrada elevação nos volumes de água armazenados nos reservatórios que abastecem Belo Horizonte. O que apresentou maior aumento foi o da Vargem das Flores, em Contagem. Por lá o volume registrou aumento 12,2 pontos percentuais em apenas quatro dias, passando de 36,2% para 48,4%.,,

(Reprodução/Copasa)

Comparando os demais reservatórios todos apresentaram aumento de aproximadamente 5% em seu volume de água. O de Serra Azul foi o que apresentou menor diferença, de 17,6% foi para 19,8%.

Confira o percentual de volume d’água comparando os dias 30 de novembro com cinco de dezembro de 2017 nos outros reservatórios.

  • Paraopeba: de 46% para 51%;
  • Rio Manso: 65,2% para 70,1%.

Comentários

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Carregar mais em BH