Chuva aumenta vazão do Rio das Velhas e eleva volume dos reservatórios na Grande BH

Estação de tratamento do Rio das Velhas abastece região Centro-Sul de BH

As chuvas que vem caindo sobre Belo Horizonte e Região Metropolitana desde a última quinta-feira (30) têm contribuído para o aumento do volume de água armazenado nos reservatórios da região e também da vazão do rio das Velhas. Pelo portal da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é possível perceber isso de forma muito clara. O impacto mais visível foi na vazão do Rio das  Velhas, que sextuplicou, passando de 21,2 metros cúbicos de segundo no dia 30 de novembro para 132,9 metros cúbicos por segundo apenas dois dias depois, em 2 de dezembro. Ontem (4) a vazão do rio caiu um pouco, mas, de qualquer forma, era muito maior que a dos dias imediatamente anteriores aos das últimas chuva. O gráfico abaixo mostra isso de forma muito clara.

Vazão do Rio das Velhas aumentou nos últimos dias (Reprodução/Copasa)

Além da vazão do Rio das Velhas ter aumentado, também foi registrada elevação nos volumes de água armazenados nos reservatórios que abastecem Belo Horizonte. O que apresentou maior aumento foi o da Vargem das Flores, em Contagem. Por lá o volume registrou aumento 12,2 pontos percentuais em apenas quatro dias, passando de 36,2% para 48,4%.,,

(Reprodução/Copasa)

Comparando os demais reservatórios todos apresentaram aumento de aproximadamente 5% em seu volume de água. O de Serra Azul foi o que apresentou menor diferença, de 17,6% foi para 19,8%.

Confira o percentual de volume d’água comparando os dias 30 de novembro com cinco de dezembro de 2017 nos outros reservatórios.

  • Paraopeba: de 46% para 51%;
  • Rio Manso: 65,2% para 70,1%.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!