X

Usuários de BH denunciam golpe em aplicativo de transporte; ‘R$ 200 em corrida não realizada’

Usuários do 99POP denunciaram o golpe

Usuários do aplicativo de caronas 99POP usaram as redes sociais para denunciar um golpe praticado por motoristas parceiros do serviço em Belo Horizonte. Segundo os relatos, os condutores iniciam a corrida antes de chegarem ao ponto de encontro com o usuário. Os golpistas fazem trajetos aleatórios até que o valor da corrida fique alto. Após isso, eles encerram a viagem, sem nem mesmo ter encontrado o cliente, deixando dívidas que ultrapassam o valor de R$ 200.

O administrador Sanzio Santos foi uma das vítimas do golpe. Ele conta que na última sexta-feira ele pediu um carro pelo aplicativo. O motorista de nome Eliomar, aceitou a corrida, mas não chegou ao ponto de encontro. “Eu percebi a demora e resolvi mandar uma mensagem, via aplicativo, para o motorista. Perguntei onde ele estava e, com ironia, ele disse que estava ‘em casa almoçando’”, explica.

De acordo com Sanzio, quando ele voltou à tela do app para cancelar a corrida, percebeu que a viagem já havia sido iniciada pelo motorista. “O valor já estava em R$ 49. Além disso, o aplicativo não permite o usuário cancele a viagem depois de iniciada. Eu liguei para o motorista, mas o número era bloqueado para receber ligações”, diz.

Segundo a vítima do golpe, ele ligou para a central de atendimento do aplicativo e foi informado que não era possível cancelar a viagem com a mesma em curso. “Eles disseram que quem poderia fazer isso era somente o motorista”, relata.

Sanzio insistiu para que o motorista cancelasse a viagem, mas o condutor informou que encerraria somente quando a corrida alcançasse o valor de R$ 200. Além disso, ele foi insultado pelo motorista. “Finalmente quando a corrida atingiu o valor de R$ 203 ele a finalizou. Mas, antes, disse para eu chupar um canavial de r###. Além disso, ele disse que tinha usado drogas”, afirma a vítima do golpe.

A vítima conta que a plataforma se comprometeu em ressarcir o valor. Além disso, eles informaram que o motorista seria excluído da plataforma. Mas, ele ainda está registrado no serviço com uma placa diferente. Sanzio disse que pretende acionar a empresa na justiça. O administrador postou fotos das conversas com o motorista e o valor das viagens.

Outro relato nas redes sociais também denuncia o mesmo golpe, praticado no mesmo dia. Segundo a jovem Thais Amorim, o motorista teve a mesma atitude do relato anterior.

“Galera, muito cuidado ao usarem 99POP, pois estão aplicando um golpe em que o motorista inicia a corrida sozinho e fica rodando até ser cobrado um valor exorbitante por uma corrida que não aconteceu”, diz ela na postagem. Confira na íntegra:

 

Mudança de placas

As duas vítimas denunciam que os motoristas que aplicaram os golpes, trocaram de placas no aplicativo. Quando os usuários iam consultar a corrida a placa do veículo estava diferente da anterior. Veja:

Consultamos uma das placas, é fomos informados de que o carro pertence a uma prestadora de serviço de transportes localizada em BH. Tentamos contato com a empresa, mas, não obtivemos sucesso até o momento.

99POP

O Bhaz entrou em contato com a empresa de transportes para esclarecer os fatos. Confira o posicionamento da 99POP na íntegra:

A 99 informa que identificou ocorrências de cobrança irregular por parte de alguns motoristas usuários do aplicativo. Solicitamos aos passageiros que tenham identificado qualquer suspeita deste tipo de problema que encaminhem as informações para o edereço www.99taxis.com/contato. As denúncias serão apuradas e em caso de confirmação, a 99 vai ressarcir o passageiro prejudicado e bloquear o acesso do motorista em questão ao app 99. A 99 informa que no momento o app já está protegido deste tipo de ação.

 

Categorias: BH
Assuntos: 99popBHdestaquegolpeusuários