Catraca ‘contra pulão’ pode ser instalada em ônibus de BH; comissão estuda o tema

A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai discutir na próxima terça-feira (19), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a instalação de ‘catracas seguras’ nos ônibus da capital. O sistema, já gerou polêmica ao ser implantado nos coletivos de Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital.

A ação é vista como uma solução para os conhecidos ‘pulões’ de catraca. Conforme dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH), o índice de evasão nos coletivos representa entre 5% e 50% do movimento diário, dependendo do trajeto, do horário e da região.

Além do aumento no índice de evasão nos transportes coletivos da capital, pesquisa feita pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aponta que, em 2016, houve uma queda de 8,2% de usuários de ônibus em todo o país. Sendo necessária a contenção de prejuízos com passageiros que não pagam passagem.

A reunião foi requerida pelo vereador Pedro Patrus (PT), a atividade ocorre na próxima terça-feira, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. De acordo com Patrus, o objetivo da audiência é discutir as condições de funcionamento do transporte público da capital, principalmente no que se refere ao significativo aumento da evasão, às gratuidades concedidas, à instalação de “catracas seguras”.

Além disso, segundo o vereador, a comissão vai apurar as condições dos serviços e dos veículos, como forma de atentar para os direitos e a dignidade dos usuários.

Também vão participar da audiência representantes das Secretarias Municipais de Governo e de Política Urbana, da Setra-BH, da BHTrans, da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH (AUTC) e do Movimento Tarifa Zero.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!