Das ‘mais de 2,5 mil exonerações’ anunciadas, PBH cumpre efetivamente 1,1 mil cortes

Reprodução

Das “mais de 2,5 mil exonerações” anunciadas pela administração municipal de Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) realizou, efetivamente, 1,1 mil cortes – ou 48% do prometido. O novo gestor da capital mineira chegou a oficializar 2,1 mil demissões, o que se aproxima do número alardeado, mas recontratou 908 em seguida – entre revogações de corte e novas nomeações.

Levantamento realizado pelo Bhaz por meio do Diário Oficial do Município revela que ao menos 635 exonerações foram “tornadas sem efeito” até segunda-feira (23). Outros 273 cargos foram ocupados em novas nomeações. Juntos, esses números somam 908 postos reocupados desde que as primeiras exonerações foram anunciadas, reduzindo pela metade o número prometido de cortes.

Trecho do Diário Oficial do Município em que “torna sem efeito” exonerações feitas anteriormente (Reprodução/DOM)

Propaganda

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte anuncia “um profundo reajuste nas contas” em propaganda veiculada na televisão: o corte de “mais de 2,5 mil cargos comissionados, a extinção de “14 órgãos da administração direta” e desconto de 7% no valor do IPTU – bônus concedido há pelo menos sete anos na capital.

A reportagem questionou a Prefeitura de Belo Horizonte sobre as informações veiculadas na propaganda, a discrepância entre o número anunciado de cortes e o efetivamente realizado, além do impacto das recontratações no orçamento público. A assessoria de comunicação se limitou a informar que “ainda não seria possível fechar o valor total, porque a estratégia utilizada foi a de se analisar cada caso para nomeação”.

Ademais, a administração municipal informou que “as nomeações e reconduções continuarão sendo publicadas até que sejam concluídos, órgão a órgão, os ajustes necessários”.

Reconduções

Do total de 635 reconduções de cargos anteriormente extintos — conforme balanço obtido pelo Bhaz — cerca de 50% são referentes a cargos de gerências.

Cargos do alto escalão, como secretários e chefes de departamentos, por exemplo, correspondem a aproximadamente a 16% das exonerações revogadas.

Outras reconduções devem ser publicadas nos próximos dias, conforme admite a própria prefeitura. Somente no último sábado, o Diário Oficial do Município trouxe 36 revogações.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!