Nova tecnologia vai permitir carregar o celular com a urina

Projeto foi apresentado em feira no Reino Unido (Divulgação/Laboratório de Robótica de Bristol)

Já pensou em usar seu xixi para carregar o celular? É o que propunha um experimento apresentado no Festival Glastonbury, no Reino Unido, na semana passada. “Transforme seu xixi em algo últil”, dizia um dos cartazes afixados nos banheiros.

No banheiro adaptado, toda a urina produzida pelas mais de 100 mil pessoas do evento, se transformava em fonte de energia. O estudo é do Laboratório de Robótica de Bristol, na Inglaterra.

Divulgação/Laboratório de Robótica de Bristol

O projeto chamado “Pee Power” (algo como o poder do xixi), tem seu funcionamento através da utilização de células de combustível, que são revestidas de micro-organismos que processam a urina. Com isso, geram eletricidade capaz de carregar a bateria de um smartphone. E ao mesmo tempo, conseguem produzir água limpa e um tipo de fertilizante através de substâncias encontradas na urina.

O projeto teve início em 2013, com a geração de 2,5 miliwatts de energia com dois litros de urina. Atualmente, os cientistas conseguiram aumentar a produtividade para 40 miliwatss. Mesmo assim, ela ainda é muito inferior a um carregador tradicional, que atinge 5 watts.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!