No MIS Cine Santa Tereza, a obra de Luiz Rosemberg contra a ditadura

Cena do filme “Dois Casamentos”, que está na mostra de Rosemberg

O MIS Cine Santa Tereza recebe a partir desta quinta-feira (10) a mostra Luiz Rosemberg Filho: mestre do cinema de invenção. Serão exibidos cerca de vinte filmes que tiveram a direção do cineasta e  as sessões acontecerão até 20 de agosto, menos na segunda-feira (14). A programação dos curtas, médias e longas metragens está no site BH faz Cultura.

Luiz Rosemberg é considerado um dos cineastas mais criativos e atuantes do Brasil. Entre as décadas de 60 e 70 realizou filmes de forma livre e independente o que fez com que seu nome fosse associado ao cinema marginal e experimental. Por diversas vezes, suas produções foram censuradas e perseguidas. No entanto, ele voltou a filmar podendo mostrar para a sociedade seus pensamentos e discutir ideias nos dias de hoje.

Entre os filmes que serão exibidos destaque para Imagens, produzido em 1972. O filme retrata a repressão realizada pelo governo militar no país e por esse motivo foi censurado. Dada como perdida, a obra foi encontrada recentemente em Paris no Collectif Jeune Cinéma.

Nesta sexta-feira (11), às 19h30, a obra será exibida com comentários do próprio diretor. Também estarão presentes o curador da mostra, Cavi Borges e o cineasta Geraldo Veloso. De acordo com Rosemberg, em um fundo falso de uma mala o filme foi levado para fora do país e exibido em centros culturais e festivais de cinema. Em junho de 1973, o filme foi vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Toulon.

Outro filme que integra a programação, A$suntina das Amérikas, de 1976, também foi censurado pela ditadura, sendo liberado apenas para exibições em festivais de cinema fora do Brasil. A mostra reúne ainda filmes marcados pela irreverência e pelo tratamento estético do diretor, como os seus trabalhos mais recentes Jornal (2017), Guerra do Paraguay (2016) e Dois Casamentos (2013).

Para o curador da obra, Cavi Borges, as obras de Rosemberg “misturam poesia, filosofia, teatro e cinema” além de promover o debate que proporciona as pessoas a pensarem o cinema não só como foma de entretenimento.

Para mais informações sobre a mostra podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-4699.

Serviço

Luiz Rosemberg Filho: mestre do cinema de invenção

Quando? De 10 a 20 de agosto;

Onde? MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias;

Valor? Entrada gratuita.

Da PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!