Metroviários aprovam greve por tempo indeterminado a partir do dia 11

Divulgação/Agência Minas

Os metroviários que operam o Metrô de Belo Horizonte vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 11 de setembro. A greve foi aprovada em assembleia da categoria realizada no início da noite desta terça, 29, na Estação Central. No dia 5, terça-feira que vem, eles fazem nova assembléia. Caso a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não apresente uma contraproposta às reivindicações dos metroviários, uma nova assembleia será realizada neste dia para ratificar, ou não, a greve do dia 11.

Em conversa com o Bhaz, Robson Zeferino, diretor jurídico do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), afirmou que eles possuem uma agenda onde consta o período em que deve ser apresentado a proposta do reajuste. “Até o momento, eles não apresentaram nada. Por isso, apresentamos nossa proposta e esperamos o posicionamento deles”, disse.

Em 23 de agosto, foi marcada, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), uma reunião de conciliação com o intuito de resolver o impasse entre servidores e CBTU. Porém, a reunião foi cancelada e não foi marcada uma nova data para a discussão.

Com o cancelamento, a categoria fez estudos que levaram em conta a inflação do país e as perdas da empresa e chegou a uma porcentagem de reajuste. “Queremos 12,29% de aumento salarial, além de mais quatro níveis da tabela salarial. A proposta já foi apresentada, mas a CBTU continua não falando nada”, relata o diretor.

Atualmente, o metrô da capital atende 280 mil passageiros diariamente e conta com 1.500 funcionários, fora os que são terceirizados. A assembleia acontecerá em todos os estados do país a partir das 18h.

Atualizada às 19h04 para inclusão da informação sobre o resultado da assembleia desta terça-feira, dia 29

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!