‘Não aceito é a mentira’, diz Lula sobre condenação; PT vai registrar candidatura mesmo assim

A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de manter a condenação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) ainda repercute. E, logo após a divulgação dos resultados, o petista participou de um ato, em São Paulo, e comentou o assunto. Diversas páginas exibiram o discurso do ex-presidente na noite dessa quarta-feira (24).

No Centro da capital paulista, o ex-sindicalista reuniu com apoiadores e afirmou respeitar o resultado apesar de não aceitar “a mentira pela qual eles tomaram a decisão”, como disse.

O ato chamado por Lula como “Defesa da Soberania Nacional” foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e reuniu aproximadamente 50 mil pessoas. Durante sua fala, o petista fez uma comparação da sua prisão com a de Nelson Mandela, na África do Sul. “Prenderam o Mandela e nem por isso a luta diminuiu”, afirmou.


No discurso, ele voltou a afirmar que não cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e que sequer é proprietário do apartamento triplex. “Quem está no banco do réu é Lula, mas quem foi condenado é o povo brasileiro”, concluiu.

Apesar da condenação, o PT afirmou, por meio de nota, que a candidatura de Lula será registrada no dia 15 de agosto.

“Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária seguindo rigorosamente o que assegura a Legislação eleitoral. Se pensam que a história termina com a decisão de hoje, estão muito enganados, porque não nos rendemos diante da injustiça”, afirmou a senadora Gleisi Hoffman.

Nesta sexta-feira (26), Lula viajará para Etiópia onde cumprirá agenda em um evento sobre a fome. O retorno ao país está marcado para a segunda-feira da próxima semana.

TRF4

Os três desembargadores do TRF4, por unanimidade, mantiveram, em segunda instância, a condenação do juiz federal Sérgio Moro a Lula. No entanto a pena foi aumentada para 12 anos e um mês, antes seriam nove anos e seis meses.

Mesmo condenado, Lula não será preso imediatamente. Pois o mandado de prisão só será emitido depois que todos os recursos possíveis forem julgados em tribunal.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!