Então, Brilha nega retorno de músico após repúdio de mulheres no Facebook

Divulgação/NereuJr/CeresCanedo

Fotos em destaque: Divulgação/NereuJr/CeresCanedo

O bloco Então, Brilha, um dos mais tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte, se manifestou publicamente nessa quarta-feira (31) sobre a polêmica que envolve o músico Gustavo Amaral, o Gustavito. Um dos fundadores do grupo. Um relato compartilhado nas redes sociais, em março de 2017, afirmava que o artista dopou e transmitiu uma DST intencionalmente para a moça, cuja identidade não foi divulgada. Ná época o acusado chegou a se manifestar em seu Facebook negando a denuncia.  O caso virou tema de discussão em diversas rodas da cidade, onde grande parte questionava os detalhes da tal acusação, tal como um suposto óleo (desconhecido) que fora usado para dopar a vítima. Ao mesmo tempo o músico não deixou de ser escrachado constantemente em suas redes sociais.

Gustavito esteve na última quinta-feira (25) em um ensaio do Então, Brilha, o que fez com que mulheres de diferentes partes da capital se manifestassem contra o retorno dele ao bloco. Por meio de nota, o grupo explicou que o músico esteve no encontro para oferecer uma composição e que acabou cantando outras canções no palco. “Tal fato foi, inclusive, debatido posteriormente em uma assembleia formada por algumas mulheres do Então Brilha. Não houve a decisão de convidá-lo para outros ensaios ou quaisquer outras atividades do bloco”, diz um trecho.

O texto ainda explica que Gustavito não foi convidado em momento algum para fazer parte das atividades do bloco e que ele não vai participar do cortejo este ano. “(…) frisamos que nunca houve, em momento algum, a decisão de que Gustavito integrará o desfile do bloco no carnaval de 2018. Ele não estará no cortejo”.


Na nota, o bloco também afirma acreditar que o músico tem “o direito de se manifestar e se defender a respeito” das acusações sofridas. Ainda pede desculpas às mulheres que “informaram ter seus comentários marcados como spam” na página do grupo no Facebook. “Consideramos grave o silenciamento de quaisquer questionamentos e posições individuais contra o machismo e a favor da luta das mulheres”, diz.

A assessoria de Gustavito também emitiu uma nota a respeito da manifestação pública do Então, Brilha e da polêmica que o envolve. O texto afirma que “o músico não irá participar dos eventos de carnaval deste ano para se concentrar na sua defesa. Ele aguarda com serenidade a decisão do processo que ele está movendo na Justiça. A verdade prevalecerá. O músico vai provar sua inocência no tribunal”.

Neste ano, o cortejo do Então, Brilha segue a tradição e sai no sábado de Carnaval (10). A concentração começa às 5h, na Guaicurus, e às 7h o bloco sai em direção à Praça da Estação.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!