Desabamento causado pela chuva mata homem de 74 anos no bairro Coqueiros, em BH

Um homem de 74 anos morreu no desabamento de um muro sobre a casa onde morava, no bairro Coqueiros, na região Noroeste de Belo Horizonte, durante a chuva da tarde deste sábado. O desabamento atingiu duas pessoas – um homem e uma mulher. O homem morreu no local. O óbito foi constatado pelo médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), logo após retirá-lo dos escombros do muro. A mulher foi retirada com vida e encaminhada ao hospital João XXIII. Segundo os Bombeiros, estava consciente e com ferimentos nas pernas.

O temporal que caiu hoje à tarde em Belo Horizonte foi previsto pela Defesa Civil de BH, que às 14h44, via Twitter, emitiu alerta de chuva forte para para próximas horas. A previsão era de que chovesse cerca de 20mm a 40mm, com rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora.

O alerta se confirmou. Uma hora depois, também pelo Twitter, a Defesa Civil dava os primeiros informes sobre as tempestades e os primeiros alertas para risco de transbordamento de córregos. Primeiro foi o córrego dos Onça, depois o dos Borges e o Sarandi. Na avenida Bernardo de Vasconcelos, o córrego que passa entre as duas pistas transbordou, transformando a região próxima ao Minashopping em um imenso mar de água marrom, com vários carros e ônibus ilhados. Por volta de 16h, conforme informações dos Bombeiros via WhatsApp, o trânsito na região próxima ao Minashopping já estava parado.

Mapa da Defesa Civil mostra o momento crítico da chuva, às 16h21.

Regiões em vermelho indicam a chuva de intensidade mais forte.

Praticamente ao mesmo tempo vieram os avisos para que os motoristas evitassem passar por determinadas avenidas da região nordeste da cidade. A primeira foi a avenida Pedro I, em Venda Nova. Na sequência, veio uma série de outras vias que estavam alagadas, em sua maioria nas regiões Norte e Noroeste da cidade. Uma hora e meia depois, à 17h30, a Defesa Civil, pelo Twitter informava que o risco de novos transbordamentos não existia mais.

O último mapa da Defesa Civil registra, às 19h21, a chuva praticamente chegando ao fim.

O fim do temporal, com várias regiões da cidade já sem chuva

No vídeo, veja a evolução da chuva que caiu nesta tarde em BH.

Veja outras imagens do temporal:

Próximo ao Minashopping, um homem, como o celular, registra imagens do alagamento (CBBMG/Divulgação)

No bairro Coqueiros, a tragédia do muro que desabou sobre uma casa

Muro desabou sobre a casa e deixou um morto e um ferido, no bairro Coqueiros (CBBMG/Divulgação)
Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!