Samarco tem $$ 300 milhões bloqueados para garantir indenizações do maior desastre ambiental do Brasil

Rompimento da barragem da Samarco foi o maior acidente ambiental ocorrido no país

A mineradora Samarco, responsável pela barragem de Fundão que se rompeu, causando o maior desastre ambiental do Brasil, teve a quantia de R$ 300 milhões bloqueados pela justiça.

A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em julgamento de um recurso interposto pela Samarco em que se questionava o bloqueio. Entretanto, a Justiça manteve, por três votos a zero, a decisão liminar proferida anteriormente.

O pedido de bloqueio foi feito pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Mariana. O objetivo é garantir a indenização das vítimas da barragem de Fundão, que, em 2015, rompeu-se matando pessoas e espalhando rejeitos de minério em várias localidades, principalmente, no distrito de Bento Rodrigues.

Para o procurador de Justiça Antônio Sérgio Rocha de Paula, que representou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no julgamento do agravo, a decisão do juiz de 1ª instância foi acertada, pois é “obrigação da Samarco assistir as vítimas e indenizá-las integralmente pelos danos sofridos em decorrência da mineração”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!