Cinema, shows e feiras gastronômicas: Agenda de eventos gratuitos no fim de semana em BH

De shows ao ar livre até exposições artísticas, há opções para todos os gostos e idades (Reprodução/Cine Humberto Mauro + Divulgação/Festival Jazz + Blues + Reprodução/TJRJ)

Já pensou em passar um final de semana repleto de diversão sem gastar nada? Em BH você pode! A capital mineira tem muito a oferecer quando o assunto é programação cultural que não pesa no bolso. Com uma agenda cultural pulsante, diversos eventos gratuitos prometem agitar a cidade nos próximos dias.

De shows ao ar livre até exposições artísticas, passando por feiras gastronômicas e oficinas criativas, há opções para todos os gostos e idades. Confira abaixo alguns dos destaques dessa programação imperdível e aproveite ao máximo o que BH tem a oferecer, sem gastar um centavo.

Agenda de gratuitos

Shyamalan: Dinâmicas da Fé

Na Semana Santa, o Palácio das Artes estreou a exposição gratuita “Shyamalan: Dinâmicas da Fé”, que homenageia a obra do diretor indiano M. Night Shyamalan. A mostra integra o programa Minas Santa, do Governo de Estado, que visa promover e celebrar a diversidade de tradições religiosas em Minas Gerais.

Agora, as “Dinâmicas da Fé” chegam à sua última semana. Nesta quinta-feira (11), a mostra exibirá três longas do diretor: O Sexto Sentido (1999), O Parque Macabro (1962) e A Dama na Água (2006), às 16h, 18h e 20h, respectivamente.

Todas as sessões do Cine Humberto Mauro são gratuitas, e os ingressos para os filmes da mostra “Shyamalan: Dinâmicas da Fé” podem ser retirados na bilheteria do cinema, a partir de 1 hora antes de cada exibição.

Dinâmicas da Fé
Local: Cine Humberto Mauro
Data: último dia, 11 de abril
Horários: 16h, 18h e 20h

(Hollywood Pictures/”O Sexto Sentido”/Reprodução)

As Dimensões do Poder

Quando uma mostra termina, logo outra começa. É assim no Cine Humberto Mauro, cuja prgramação cultural não dá descanso. Já nesta sexta-feira (12), a casa homenageia a obra do cineatsa Francis Ford Coppola com o projeto “As Dimensões do Poder”.

A mostra recontará a obra de Coppola com uma programação que retrata toda a trajetória do diretor. Será feita uma linha do tempo desde filmes lançados antes de “O Poderoso Chefão” (1972), como “Caminhos Mal Traçados” (1969), até títulos mais recentes, como “O Homem que Fazia Chover” (1997).

A programação completa está disponível neste link e os ingressos gratuitos ficarão disponíveis uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Cine Humberto Mauro.

As Dimensões do Poder
Local: Cine Humberto Mauro
Data: 12 de abril a 8 de maio
Programação: completa no site da FCS

(Reprodução/”O Poderoso Chefão”/Paramount Pictures)

Feira Livre & Gastronomia

O Shopping Minascasa recebe mais uma edição da Feira Livre & Gastronomia neste final de semana. No sábado (13), das 8h às 16h, a área externa do mall será palco de encontros, venda de produtos orgânicos, artesanais e da roça, além de música ao vivo e atividades gastronômicas de dar água na boca. Não perca a oportunidade der levar toda a família, incluindo seu pet, já que a Feira é pet friendly!

Feira Livre & Gastronomia
Local: Shopping Minascasa | Av. Cristiano Machado, 3411 – Ipiranga
Data: 13 de abril
Horário: das 8h às 16h

Tambor Itinerante

O cantor, compositor e instrumentista Maurício Tizumba chega à última apresentação do seu projeto “Tambor Itinerante nas Regionais”, que percorreu quatro centros culturais de BH nas últimas semanas. Neste sábado (13), o artista se apresenta ao lado de Pereira da Viola no Parque Lagoa do Nado, na região Norte da capital.

Gratuita, a apresentação fecha a circulação que celebra canções, festejos populares e tradições negras de Minas Gerais. Além de Pereira da Viola, violeiro mineiro criado em comunidade quilombola, o encontro terá a participação do coletivo de congado Irmandade Estrela do Oriente.

Últim show do Tambor Itinerante
Local: Parque Lagoa do Nado | R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
Data: 13 de abril
Horário: 14h30
Entrada franca

(Divulgação/Marcelo Sant’anna)

Feira no Spot Culture

A 41ª edição da Feira de Expositores do Spot Culture já tem data marcada: 13 de abril, das 10h às 17h, naquele tradicional ponto de cultura de BH. Mais de 30 artistas irão expôr seus acessórios e itens de brechó por lá, no rolê com entrada gratuita. O evento também terá rodada dupla de Xeque-Mate, a bebida queridinha dos belo-horizontinos.

Feira de Expositores
Local: R. São Paulo, 978 – Centro
Data: 13 de abril
Horário: das 10h às 17h
Entrada franca

(Laura Scardua/Divulgação)

Feira Papel & Cerâmica

A arte do papel artesanato e da cerâmica será atração no Mercado Novo neste final de semana. Entre sábado (13) e domingo (14), mais de 50 expositores irão apresentar seus trabalhos na Feira Papel & Cerâmica, que ocupará o 3º andar do mercado no Centro de BH.

Com entrada gratuita, a Feira é uma homenagem dos participantes à desenhista e papeleira Vera Queiroz, que marcou a cena das artes plásticas de Minas Gerais e morreu em 2022. Vera foi uma das precursoras da papelaria como matéria-prima no fazer artístico do estado.

Na exposição, o público poderá conferir trabalhos criados por artistas plásticos e artesãos, entre eles gravuras e papéis feitos com fibras naturais, cadernos, agendas, flores, bijuterias, bolsas e até brinquedos infantis. Também estarão expostos objetos de arte e decoração em cerâmica, além de utilitários, como peças para mesa e cozinha.

Feira Papel & Cerâmica
Local: Mercado Novo | Av. Olegário Maciel, 714 – Centro
Data: 13 e 14 de abril
Horário: sábado, das 10h às 19h | domingo, das 10 às 16h
Entrada franca

(Divulgação/Feira Papel & Cerâmica)

Buena Vista Festival

Neste domingo (14), o Buena Vista Soul Jazz Blues Festival retorna para a Praça da Savassi, no coração da capital mineira. O destaque vai para o novo show da aclamada Ina Magdala, atendendo aos pedidos do público. Solar Street Band, Over Neil Young, No Stress Band e Divas do Buena Vista fecham a programação do evento, marcado para ocorrer das 11h às 18h.

O Buena Vista Festival é pet friendly e oferece espaço kids, além de um local reservado para Pessoas com Deficiência (PCD).

Buena Vista Festival
Local: Praça da Savassi
Data: 14 de abril
Horário: das 11h às 18h

(Trem Produtora/Divulgação)

Berna Reale / Ruídos

Entre os dias 10 de abril e 10 de junho, o CCBB BH recebe a exposição “Berna Reale / Ruídos”, que abrange um recorte da produção da artista visual brasileira Berna Reale, de 2009 a 2023, em fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo. As obras propõem uma reflexão sobre a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social, assim como da violência.

A classificação indicativa da mostra é livre. Entretanto, determinadas obras da exposição apresentam cenas de nudez e/ou violência como parte integrante da expressão artística e serão sinalizadas com totens na entrada das salas. “Ruídos” fica disponível para visitação de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h.

A entrada é gratuita, mas requer retirada de ingresso no site do CCBB BH.

Berna Reale / Ruídos
Local: CCBB BH
Data: 10 de abril a 10 de junho
Horário: quarta a segunda-feira, das 10h às 22h

(Divulgação/Berna Reale)

Corrida Girl Power 2024

A Corrida Girl Power é uma prova exclusiva para mulheres que buscam qualidade de vida e novos desafios. A atividade incentiva que essas mulheres “sejam donas do seu próprio caminho” através da… caminhada! Neste domingo (14), a Corrida acontece no Parque Municipal Juscelino Kubitschek, com duas opções de trajetos: um de 5 km, outro, de 10. A largada é às 8h.

Corrida Girl Power 2024
Local: Parque Municipal Juscelino Kubitschek | Av. dos Bandeirantes, 240 – Sion
Data: 14 de abril
Horário: às 8h

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!