BH pode ter o março mais chuvoso dos últimos 57 anos; semana será de tempo instável

A semana que se inicia será de tempo instável em Belo Horizonte e região metropolitana. Com isso as altas temperaturas marcarão presença assim como as chuvas isoladas. As precipitações registradas nos primeiros 15 dias do mês fizeram com que BH tivesse o terceiro mês de março mais chuvoso da história após 57 anos de medição.

Para esta segunda-feira (19) o céu ficará claro e as chances de chuva são pequenas, podendo ocorrer somente no fim do dia e em pontos isolados. A mínima registrada no começo da manhã foi de 19ºC e a máxima pode alcançar os 31ºC.

Luis Ladeia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse ao Bhaz que as chuvas registradas durante este mês são ocasionadas pela atuação das áreas de instabilidade. “O período já é característico por ser chuvoso após aliar com a elevação da temperatura mais o fluxo de umidade vindo região Amazônica tivemos a intensificação das precipitações”, afirmou.

Com o início da segunda quinzena, Belo Horizonte pode registrar novas chuvas e com isso elevar ainda mais o volume de precipitações. Frentes frias vindas do litoral do Rio de Janeiro podem estimular a formação de áreas de instabilidade sobre Minas Gerais e provocar chuvas na capital.

Se março de 2018 pode ultrapassar o de 1994 quando foram registrados 384,6 mm de chuva dificilmente chegará aos 469,4 mm do ano de 1916. Este foi o março com maior registro de chuva na capital mineira.

As demais regiões de Minas Gerais também registrarão instabilidade ao longo da semana.

(Reprodução/Inmet)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!