Clima pesa entre moradores de ocupação em BH e PM; Kalil negocia

Clima ficou tenso entre PMs e manifestantes da Ocupação Izidoro, em frente ao prédio da PBH

O clima ficou tenso nesta quarta-feira (28) pela manhã entre moradores da Ocupação Isidoro e a Polícia Militar. Cerca de 300 moradores das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória tomaram a frente do prédio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na avenida Afonso Pena, e foram cercados pelos policiais.

A tensão se dissipou depois que a prefeito Alexandre Kalil (PHS) recebeu uma comissão de advogados e moradores para ouvir as reivindicações do grupo. Segundo Thales Viotte, da Comissão Pastoral da Terra, as cerca de 9 mil família das ocupações estão reivindicando a instalação de serviços básicos como água, luz e saneamento, já que Kalil se comprometeu, ainda na campanha, a regularizar a situação da Isidoro.

“Passado, praticamente um ano e seis meses, a única coisa que o prefeito fez pela Ocupação foi enviar uma declaração para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) que pretendia a regularização da ocupação. Depois disso nada mudou”, diz Thales. Além de serviços básicos os moradores estão reivindicando ainda que a PBH faça um projeto de que altera o plano diretor para tornar a área da ocupação uma zona especial de interesse social.

De acordo com a pastoral, com o atual zoneamento, ainda é possível que parte da área seja destinada a grandes empreendimentos empresariais e não somente à moradia popular. “Da forma em que está nem a mata do Planalto está protegida da construção de prédios no local”, diz Thales. O prefeito Alexandre Kalil disse que só vai falar sobre as negociações com os moradores durante sua visita ao Lar dos Idosos São José, no bairro Olhos D’água, região do Barreiro.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!