Espionar celular do companheiro poderá render prisão e multa de R$ 400 mil na Arábia Saudita

Reprodução/Agência Brasil

Olhar o celular do companheiro (a) poderá render prisão de até um ano e multa de aproximadamente R$ 440 mil na Arábia Saudita. A medida divulgada pelo Ministério da Informação visa proteger a vida privada das pessoas, como explicaram representantes do governo na última segunda-feira (2).

A aplicação da pena de prisão só acontecerá se o homem ou a mulher enviar alguma informação obtida por meio da invasão. No entanto, se acessarem o celular sem o consentimento do parceiro poderão receber uma advertência de um juiz.

“As pessoas casadas que planejarem espionar o celular da esposa ou esposo deverão pensar duas vezes porque a atividade poderia custar multa de 500 mil rials (moeda local), além de uma pena de um ano de prisão”, afirmou no comunicado.

Em vigor desde a semana passada, outro objetivo da determinação conforme o ministério é “proteger a moralidade dos indivíduos”. Essa medida faz parte de uma nova lei contra a prática de crimes cibernéticos no país.

Da Redação Bhaz com G1

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!