Artistas protestam contra votação do STF que poderá dar fim ao registro da profissão

Diversos artistas estão usando as redes sociais para protestarem contra uma votação a ser realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 26 de abril, que poderá dar fim ao registro profissional de Artista (DRT). De acordo com uma publicação do STF, a decisão dos ministros poderá “acabar com a obrigatoriedade de diploma ou certificado de capacitação para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões”.

Artistas e técnicos de todo o Brasil, colocaram a frase “Profissão: Artista” em suas fotos de perfil no Facebook. Em Belo Horizonte, o Grupo Galpão produziu vídeo em sua página, se manifestando contra a desregulamentação da profissão de artistas e técnicos brasileiros.

PROFISSÃO: ARTISTA!

#ProfissãoArtistaNós, do #GrupoGalpão, dizemos NÃO a desregulamentação da profissão de artistas e técnicos brasileiros. Coragem!

Posted by Grupo Galpão on Friday, April 6, 2018

Realizadores culturais, artistas e técnicos de teatro da cidade do Rio de Janeiro participaram no começo do mês do debate “#ProfissãoArtista”, encabeçado pelo Movimento de Atores (MOVA), com organização do Movimento de Artistas de Teatro do Rio (Mater).

Artistas como Gloria Pires, Jonas Bloch, Ângela Vieira, Alessandra Negrini, Daniel Filho, Renata Sorrah, Marieta Severo, Cláudia Abreu, Sophie Charlotte, Andréa Beltrão, Cássia Kis e Maitê Proença, marcaram presença no debate.

(Reprodução/Facebook)

Início

A revolta contra a votação ganhou força entre os profissionais do meio, após uma publicação da atriz Isabella Santoni – que levantou a hashtag “#profissãoartista”- em que segura a página de uma edição da Folha de S. Paulo que noticiava a criação do DRT, em 1978.

(Reprodução/Instagram)

“O Governo quer extinguir a exigência do registro profissional de ARTISTA (DRT). Isso significa que o reconhecimento profissional, conquistado com anos de luta, está ameaçado! É a desregulamentação da nossa profissão, dos nossos direitos. Durante muito tempo o trabalho do artista não era reconhecido. […] Não posso ficar calada e não compartilhar a minha indignação. Trabalhamos como todo profissional e merecemos o mesmo respeito e direito”, escreveu Santoni.

Veja o vídeo da campanha:

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!