Tabuleiro Jazz Festival traz a MG nomes como Toninho Horta, Paul McCandless e muito mais!

Toninho Horta e Paul McCandless estão na programação do festival

Um dos cenários de maior beleza natural do Brasil será palco de uma grande celebração do jazz contemporâneo, reunindo expoentes do gênero no país e no mundo. De 27 a 30 de abril, a cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) recebe o Tabuleiro Jazz Festival.

O evento, realizado pela prefeitura do município, contará com a participação de artistas conceituados, tendo como palco o distrito de Tabuleiro, região caracterizada por natureza exuberante e com fortes tradições culturais, numa sintonia perfeita entre música e natureza.

Alieksey Vianna (Divulgação/Matthew Lee)

Presença de grandes nomes do jazz internacional

Nomes consagrados do jazz mundial, como Toninho Horta (BR), Paul McCandless (EUA), Paul Hanson (EUA), Stephan Kurmann (SUI) e Michael Eckroth (EUA), além de grandes artistas da MPB e da música instrumental, como Joyce Moreno, Carlos Malta, Magno Alexandre, Enéias Xavier, Marcio Bahia e Lincoln Cheib têm presença confirmada no evento.

Também participarão do festival, artistas locais e regionais, como Caxi Rajão Trio, Estevam Rupestre, Filipe Gaeta, Deco Lima e convidados.

Além dos shows, o Tabuleiro Jazz Festival contará com uma feira de gastronomia regional, com a participação do chef Danilo Simões, oficinas musicais infantis, apresentação da peça “Maria Saudade”, da Teatro & Cia Condelon, e a Marujada de Conceição do Mato Dentro, manifestação folclórica da cidade.

Carlos Malta e Pife Muderno (Divulgação/Rodrigo Simas)

Programação diversificada

A multiplicidade de estilos é uma das características do Festival, que reunirá apresentações em formatos diversos – desde violão e voz, passando por trio, quarteto e quinteto de jazz, até uma banda de pífanos. “A escolha dos convidados, bem como a montagem da grade dos shows, tem como objetivo promover a diversidade através do contraponto de tendências.

São músicos de muitos países, gerações e estéticas distintas. Alguns deles se encontrarão pela primeira vez no palco do Festival, o que é natural em tradições musicais em que a improvisação é um pilar fundamental. Nossa intenção é apresentar expressões musicais bem diversificadas dentro de um universo que, a despeito de sua amplitude, talvez ainda se possa definir com a palavra jazz”, explica o curador do Festival, o violonista mineiro Aliéksey Vianna.

Na concepção do evento, houve a preocupação também em valorizar a produção local na programação. “Os shows e concertos geralmente contarão com a participação de mais de um artista, mesclando atrações locais e internacionais”, explica o idealizador do Festival, Carlos Brandão.

A expectativa é de que o Festival, que tem entrada franca, atraia público de várias partes do país, tanto para assistirem aos shows, quanto para participarem desta experiência única, que reunirá em um belo cenário natural, boa música, gastronomia e outras manifestações culturais.

Confira a programação completa:

Serviço

Tabuleiro Jazz Festival

Quando? 27 a 30 de abril

Onde?  Tabuleiro – MG

Quanto? Entrada franca

Informações: 31 3868-2223

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!