TSE afasta chapa de Sebastião Quintão da prefeitura de Ipatinga; haverá novas eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux determinou, na tarde desta quinta-feira (26), o afastamento do prefeito em exercício de Ipatinga, Jésus Nascimento (PSDB). Agora, o comando da cidade localizada no Vale do Aço será do presidente interino da Câmara Municipal, Nardyello Rocha. Ele ficará no cargo até a convocação de novas eleições no município, visto que a chapa de Sebastião Quintão e Jésus foi suspensa.

Jésus irá recorrer da decisão e cogita levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Determino a execução imediata dos efeitos do pronunciamento dessa corte, para afastar prefeito e vice-prefeito dos cargos e, em seguida, proceder a convocação de novas eleições, independentemente do trânsito em julgado”, destacou Luiz Fux em sua decisão.

Sobre as novas eleições é bem provável que ela aconteça somente em 2019, pois para este ano já está programadas as para presidente o que inviabilizaria a organização para o novo pleito.

Sebastião Quintão estava afastado da prefeitura de Ipatinga desde o começo de abril, devido a Lei da Ficha Limpa. Em 2008 ele foi condenado por abuso de poder econômico e por captação ilícita de recursos. Na época, ele disse que a decisão do STF não teve peso sobre sua desincompatibilização.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!