Semana de Museus se estende até domingo com variadas atrações

Criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional de Museus em 18 de maio, a 16ª Semana de Museus, se estende até o próximo domingo (20) em todo o Brasil.

O tema desta edição é “Museus Hiperconectados, Novas Abordagens, Novos Públicos”. Segundo a superintendente de Museus e Artes Visuais Andrea Matos, a escolha tem o objetivo de promover a modernidade. “Os museus hoje estão junto do seu tempo, junto com um público às vezes até mais jovem. Acho que tanto tem o lado da hiper-conexão da tecnologia como um meio, mas o fim é você atingir o público, atingir os artistas, atingir qualquer comunidade. O fim é você estar ali no cotidiano das pessoas”, afirma.

Ainda segundo Andrea, este ano as oficinas e demais atividades estão relacionadas à tecnologia da comunicação, aplicativos, jogos, dentre outros. Devido a isso, é esperado um aumento de aproximadamente 50% do público em comparação ao que recebem semanalmente. “Haverão mesas de discussões, como o Café Controverso, que o tema é museus virtuais, museus hiperconectados. Lançamentos de livros, exposições, também fazem parte de uma programação bem intensa”.

Programação

Ao todo, serão 1.130 museus com programação especial para a semana, com direito a exposições, ações educativas, exibição de filmes e bate papos para todo o público. Em Minas, são 419 equipamentos cadastrados no Sistema Estadual de Museus. Destes, 154 participam da Semana.

Em Belo Horizonte, 33 museus fazem parte da programação. No circuito Praça da Liberdade, são seis equipamentos: MM Gerdeau Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, CCBB, Museu Mineiro, Espaço do Conhecimento da UFMG e Casa Fiat de Cultura.

As atividades são todas gratuitas. Os interessados podem se inscrever no momento da visitação ou pelo site do Circuito Liberdade. Para conferir mais detalhes do cronograma da semana na capital, acesse o link e escolha as categorias correspondentes.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!