Vereador de BH processa moradores que cobraram sua assinatura em CPI da BHTrans

O vereador de Belo Horizonte Elvis Côrtes (PHS) moveu uma ação judicial contra Associação do Bairro Buritis (ABB), que representa os moradores da região. Segundo o processo, o motivo seria um vídeo postado pela ABB em que Elvis aparece ‘debochando’ do bairro por não ter votado nele e estar cobrando sua assinatura na CPI para abertura da “Caixa-preta da BHTrans” na Câmara Municipal.

Confira o vídeo que causou a polêmica:

O trecho foi retirado da fala do vereador em sessão plenária no último dia 13 de março, quando os parlamentares discutiam a retirada de assinaturas no documento que pede a investigação da BHTrans na Casa. O vídeo na íntegra pode ser conferido aqui, a partir de 1h11m. Em seu pronunciamento, o parlamentar diz estar recebendo cobranças dos moradores do bairro que não votaram nele. “Estou com ‘meda'”, diz em um dos trechos.

Na época, a ABB divulgou uma carta aberta questionando a fala do vereador. “Ficamos muito incomodados com a fala debochada proferida pelo vereador Elvis Cortes em seção da Câmara Municipal. Entendemos que não importa quantos votos cada um dos eleitos teve em nossa zona eleitoral. Todos os 41 vereadores de Belo Horizonte são nossos representantes e, por isso, exigimos o tratamento respeitoso com nossa região”, disse a carta.

Em um vídeo resposta ao vereador, o presidente da ABB, Bráulio Lara, às acusações do vereador. “Se você não suporta críticas, não seria candidato a nada. Ficou feio você debochar de uma associação só porque foi criticado. Acho que o Elvis precisa repensar seu agir e forma de atuar. Você não está aí para responder somente seus eleitores, mas sim, à comunidade”, disse.

Agora, o processo deve seguir na Justiça, a quem caberá o entendimento se os moradores devem ou não indenizar o vereador.

Sem resposta

O Bhaz entrou contato com o vereador e foi informado de que ele não estava na Casa. A redação pediu um posicionamento por meio de nota, mas, até o momento desta publicação, não havia resposta.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!