Ataques em série contra ônibus levam terror a cidades mineiras; BH tem dois casos

Objetivo é desarticular grupos que deram ordens para que ônibus fossem incendiados.

Autoridades mineiras correm contra o tempo na tentativa de entender uma série de ataques contra ônibus e carros ocorrida em diferentes cidades nas últimas horas. Pelo menos 13 municípios registraram casos em que coletivos foram incendiados. As primeiras ocorrências foram anotadas em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesse domingo (3). Na madrugada desta segunda (4), os ataques se estenderam para oito localidades no Sul de Minas, além de Belo Horizonte, Santa Luzia, na região metropolitana, e Araxá, no Alto Paranaíba.

As polícias Civil e Militar ainda não se manifestaram sobre os atentados e também não há qualquer informação que estabeleça uma relação entre os crimes. Em Itajubá, no Sul do Estado, os autores de um ataque deixaram um bilhete com o motorista de um veículo incendiado. O recado fala a respeito da opressão sofrida por detentos do presídio da cidade e sobre problemas na penitenciária federal de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Ele é assinado por uma facção de São Paulo que atua em todo o país.

Imagens que mostram ônibus em chamas se espalharam pelo WhatsApp (Reprodução/WhatsApp)

Na capital mineira, atearam fogo em um coletivo da linha 609 – que faz o trajeto entre os bairros Serra Verde e Santa Mônica -, ainda nesse domingo. No registro policial, testemunhas relataram que dois homens entraram no ônibus e ordenaram que o condutor descesse, por volta das 22h30. Eles incendiaram o veículo e fugiram na sequência. O próprio motorista conseguiu conter as chamas com a ajuda de um extintor.

Nesta madrugada, um ônibus da linha 1505, que vai do Alto dos Pinheiros ao Tupi, também foi atacado. O condutor relatou que três homens se aproximaram do ônibus, em duas motos, quando ele seguia para o ponto final. Foi então que um dos suspeitos jogou um líquido inflamável no coletivo e o incendiou. Um dos comparsas dele ainda atirou para o alto do lado de fora. O incêndio também foi controlado pelo motorista.

Reprodução/WhatsApp

Na região metropolitana, um caso semelhante ocorreu em Santa Luzia por volta de 1h desta segunda. O proprietário de um ônibus foi acordado por uma testemunha que viu dos homens em uma moto ateando fogo ao veículo. Ele contou com a ajuda de vizinhos para conter as chamas. Os suspeitos fugiram e também não foram localizados.

Além de Itajubá, as outras cidades no Sul de Minas que registraram as ocorrências são: Varginha, Alfenas, Guaxupé, Pouso Alegre, Itajubá, Passos, Poços de Caldas e Monte Santo de Minas.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!