Secretário de Kalil é acusado de usar dinheiro público para defender Lula

Rodrigo Clemente/PBH

O secretário de cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, está sendo acusado de utilizar dinheiro público para defender o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) em palestras no exterior. A denúncia foi apresentada nesta terça-feira (5) pelo vereador Fernando Borja (Avante), durante a sessão plenária na Câmara Municipal (CMBH).

Borja iniciou sua fala ressaltando que o secretário está defendendo um “condenado em segunda instância utilizando o dinheiro do belo-horizontino por meio do movimento #LulaLivre”.

Para justificar a denúncia, o parlamentar utilizou uma publicação de Juca em sua página no Facebook. Na publicação, que é datada 27 de abril, o secretário convida as pessoas que estavam na cidade de Coimbra, em Portugal,  para uma palestra na Universidade da cidade intitulada “Cultura, Política e Cidadania”. “Convido os amigos portugueses e os brasileiros que estiverem por perto na próxima quarta-feira. Até lá! #UniversidadedeCoimbra #LulaLivre”, postou.

Além da ida a Portugal, Juca foi à Espanha, onde concedeu entrevista. “Talvez ele foi fazer um intercambio por lá”, diz Borja. O fato de Juca não ter citado BH durante sua fala causou indignação em Borja: “Ele não fala nada da nossa cidade; faz viagem com nosso dinheiro e não apresenta nada. Também ele não deve conhecer nada daqui”, diz.

Juca é citado por Borja como secretário de Turismo e alguém que trabalha na Cultura da capital. Outro ponto questionado é a não publicação do extrato de viagem. “Qual foi o objetivo dessa viagem? Por que não foi publicado ainda (no caso, o extrato)? Qual o valor gasto pelo secretário que, quando tem a oportunidade de falar da nossa cidade na Europa, não diz?”, indaga o parlamentar. Por conta disso, ele pede que uma investigação seja realizada e defende que ele deixe o comando da pasta. “Está na hora de verificar o trabalho do secretário de Turismo. Cultura livre, fora Juca”, disse.

Juca se defende

Ao Bhaz, a assessoria da Secretaria de Cultura de BH afirmou que a viagem realizada por Juca Ferreira entre 30 de abril a 11 de maio ao exterior teve o objetivo de “ampliar os relacionamentos institucionais e a construção de um ambiente de cooperação”.

Rebatendo a fala de Borja de que a passagem poderia ter sido custeada pela PBH, a assessoria informou que as instituições que convidaram Juca foram responsáveis pelo custeio. No entanto, a PBH arcou com R$ 9.725,60 que são referentes as diárias internacionais utilizadas para traslados, transporte urbano, hospedagem e alimentação.

“É propósito da gestão de Juca Ferreira que Belo Horizonte se transforme em uma vitrine de todo o Estado, apostando em uma plataforma de visibilidade para a produção cultural, altamente qualificada em suas diversas áreas”, afirmam.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!