Home Guia Bhaz Festas e Shows Arraial de Belô está chegando! Confira as novidades da edição deste ano

Arraial de Belô está chegando! Confira as novidades da edição deste ano

Pipoca, milho, quentão, fogueira e muita festa! Se você é uma daquelas pessoas que adora o mês de junho, com suas comidas e festas de São João, pode se preparar: o Arraial de Belô está para começar! A 40ª edição do evento, que começa nesta sexta-feira (15) e vai até o dia 15 de julho, terá com uma série de novidades este ano.

Além de shows, como os das duplas sertanejas Bruno e Marrone e Edson e Hudson, e do tradicional concurso de quadrilhas juninas, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, dá destaque à gastronomia como um dos grandes atrativos da festa. Ações relacionadas à culinária vão ultrapassar os dias de evento na Praça da Estação e perdurar durante todo o período do festejo.

Uma das grandes novidades será o cortejo com dezenas de carroças enfeitadas pelas quadrilhas. Ele sairá da entrada principal do Parque Municipal no dia 16 de junho, sábado, a partir das 12h, com destino à Praça da Estação, considerada o coração do Arraial de Belo Horizonte.

Do concurso de quadrilhas, participam 37 grupos. Nos dias 22, 23 e 24 de junho, 24 quadrilhas do Grupo de Acesso entram em cena. As 13 quadrilhas do Grupo Especial competem no fim de semana seguinte, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Concurso Prato Junino

A primeira ação gastronômica do Arraial será o Concurso Prato Junino. Realizado pela Belotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a Frente da Gastronomia Mineira e com faculdades de gastronomia​ da cidade (Sena, Promove, UNA e Estácio de Sá), a disputa tem como objetivo requalificar a área gastronômica do Arraial.

O regulamento na íntegra está na página de Licitações e Editais da Belotur.

As faculdades promoverão um concurso interno em que devem elaborar um prato típico, doce ou salgado, da culinária junina. De acordo com o regulamento, é necessário que as receitas tenham pelo menos dois ingredientes que sejam componentes característicos das mesas de Belo Horizonte na temporada. Entre as opções estão torresmo, queijo minas, milho, quiabo, mandioca, canela, coco, amendoim, rapadura, fubá, cachaça, entre outros.

Vila Gastronômica Junina

A gastronomia vai ganhar um espaço especial nos dias de festa na Praça da Estação: a Vila Gastronômica Junina. Com decoração típica, o local será ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial.

A Vila Gastronômica Junina será realizada em parceria com a Abrasel e a Frente da Gastronomia Mineira. Estarão presentes no espaço os restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. O público poderá, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino das faculdades Una, Estácio e Promove, que serão comercializados no local.

Para saber mais detalhes das novidades e informações sobre o evento, acesse o site oficial do Arraial de Belô.

Serviço

40º Arraial de Belo Horizonte

Quando? De 15 de junho a 15 de julho

Onde? Confira a programação

Quanto? Gratuito

 

Com PBH

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz. [email protected]

Comentários