Gravação mostra sofrimento de crianças separadas da família pela Imigração nos EUA

Imagens das crianças em gaiolas e longe dos pais chocaram o mundo

Hoje, 20 de junho, é o Dia Mundial do Refugiado. Porém, diante das últimas notícias, qualquer tentativa de comemoração será em vão.  Ontem, o site de notícias Propublica, divulgou gravações de crianças imigrantes da América Central que demonstram sofrimento ao serem separados da família após entrarem ilegalmente nos Estados Unidos. O caso ocorreu em um centro de detenção da Patrulha de Fronteira americana, localizado na fronteira com o México.  Veja o vídeo, que teve grande repercussão em todo o mundo:

Trump prega tolerância zero contra imigração

As crianças estão sendo separadas dos pais na fronteira entre os EUA e o México como resultado da política “tolerância zero” introduzida em maio pelo procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions. Ela estabelece que todo adulto que for pego atravessando a fronteira ilegalmente deve ser criminalmente processado. Se for capturado, o indivíduo é levado a um centro federal de detenção de imigrantes até que se apresente a um juiz. A política tem sido alvo de crescentes críticas.

O presidente Donald Trump culpou os democratas pela política, dizendo que é necessário separar as famílias por causa de uma lei que “os democratas nos deram”. Não está claro, porém, a qual lei ele se refere, pois não há lei aprovada pelo Congresso dos EUA que determine que as famílias sejam separadas.

A medida levou a primeira-dama americana, Melania Trump, a romper, por meio de uma porta-voz, seu habitual silêncio, para criticar a situação. Segundo a porta-voz, a primeira-dama diz que “odeia ver crianças separadas de suas famílias” e que espera que republicanos e democratas “finalmente” trabalhem juntos para alcançar uma reforma imigratória bem-sucedida.

Ex-primeiras damas também comentaram a questão, em repúdio público à política que Trump vem adotando na fronteira.

Trump quer mudar lei para manter juntos pais e filhos

Em virtude da repercussão negativa da notícia sobre a separação das famílias, o presidente dos EUA afirmou que quer aprovar lei que dá a possibilidade de que pais e filhos permaneçam juntos até a deportação.  A decisão foi informada em reunião com parlamentares republicanos realizada na Casa de Representantes  (Câmara dos Deputados) na tarde da última terça-feira(19).

Trump quer a liberação de US$ 25 milhões para desenvolver seu projeto de imigração, que inclui a construção do muro com o México, o término do programa de loteria de vistos para países com baixo número de imigrantes e a construção de novas prisões para imigrantes.

Como fez com os jovens que chegaram ilegalmente na infância e cresceram nos EUA (os “dreamers”, sonhadores), Trump usa agora o drama dos menores separados como forma de pressão para obter a reforma migratória que deseja. Ele afirma que vai apoiar todos os esforços para aprovação de uma nova lei de imigração até o fim desta semana.

Nos Estados Unidos, uma apresentadora de TV emocionou-se a ler a notícia sobre o assunto.

EUA se retira do Conselho dos Direitos Humanos da ONU

Ainda na reunião entre parlamentares republicanos, o país anunciou sua saída do Conselho dos Direitos Humanos da ONU. A declaração foi feita pela embaixadora americana da ONU, Nikki Haley, cumprindo ameça que havia feito ano passado.

O órgão foi duramente criticado pelo presidente Trump, por considerar que apresenta um viés negativo em relação a Israel, e por acreditar que sirva de plataforma para países como China, Cuba e Venezuela.

A embaixadora explicou que, durante os últimos meses, tentou resolver “com boa fé” os problemas do órgão da ONU, reunindo-se com representantes de mais se 125 países, mas sem sucesso. Ela também criticou a permanência de países como China, Venezuela e Congo, que, segundo Nikki Haley, ela não respeitam os direitos humanos.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!