Atenção! BH pode ter chuvas isoladas ao longo desta quarta

Temperatura registrará queda no fim de semana

A chegada de uma frente fria pode provocar chuvas isoladas em Belo Horizonte nesta quarta-feira (11). Além das precipitações, as temperaturas também estão em declínio. A mínima registrada nesta quarta foi de 12ºC, na região de Cercadinho, e a máxima deverá alcançar os 23ºC.

“Assim como as chuvas previstas, esta frente fria é de fraca intensidade. Na capital a previsão é de céu parcialmente nublado”, afirma o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar de alguns bairros de BH terem registrado chuvas na noite dessa terça (10), o meteorologista destaca que ela foi muito fraca e que por conta disso não entrou nos registros. Somente precipitações acima de 5 mm são contabilizadas.

Sobre a queda na temperatura, os belo-horizontinos deverão sentir mais frio desta vez devido ao calor dos últimos dias. No entanto, o frio será somente até a quinta-feira (12), pois já está previsto o deslocamento desta frente fria para o oceano. Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, registrou temperatura negativa com os termômetros alcançando – 0,2ºC,. Por lá, ainda houve geada.

Apesar de alguns estados da região Sudeste, como São Paulo, estarem registrando frio intenso, em Minas isso ainda não ocorreu neste inverno. A explicação para isso está na atuação dos bloqueios atmosféricos que são áreas que impedem a instalação de massas de ar na região.

Para julho, duas frentes frias são esperadas no Sudeste: esta que já causa o declínio nas temperaturas e uma próxima no final do mês. No entanto, somente esta última deverá esfriar a região, incluindo MG.

A ausência de chuvas durante o inverno é comum, conforme explica Cléber: “Estamos em uma estação de poucas chuvas, isso é comum para o período do ano. Quando chove a intensidade é muito fraca”, disse. Para o final de semana, a previsão é de aumento das temperaturas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!