Após atraso, alívio para funcionalismo de Minas: última parcela do salário é liberada

Após atraso no pagamento do mês de julho – escalonado de três vezes, sendo que a última parcela estava prevista para até 31 de julho -, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) garantiu nesta quarta-feira (1º) que já depositou integralmente o restante dos salários aos servidores ativos e pensionistas do Executivo Estadual. Os servidores inativos receberão gradualmente, de acordo com o fluxo de caixa do Estado, até sexta-feira (3).

A primeira parcela estava agendada para dia 13; a segunda, para dia 25; e a terceira, para até 31 do mês passado. O escalonamento do pagamento ao funcionalismo estadual vem sendo adotado desde fevereiro de 2016. A justificativa do governo na adoção da prática é o déficit fiscal do Estado, aliado à crise econômica do país.

Segundo informou a SEF/MG, o depósito nesta quarta-feira (1º) só foi possível porque o Estado conseguiu reverter o bloqueio do governo federal à conta do governo de Minas Gerais no Banco do Brasil.

“É preciso esclarecer aos servidores que, no período de 17 a 30 de julho, R$ 400 milhões foram sequestrados dos cofres do Tesouro Estadual pela União para pagamento de parte de uma dívida contraída pelo governo anterior”, diz a nota da SEF.

A assessoria de imprensa do PSDB em Minas rebateu a acusação, alegando que “durante os quatro anos das gestões de Anastasia e de Alberto Pinto Coelho em nenhum mês os salários foram atrasados”, diz parte do comunicado.

Sobre o pagamento do mês de agosto, a Secretaria da Fazenda informou não ter, ainda, a escala.

Leia na íntegra a nota do PSDB-MG:
“Durante os quatro anos das gestões de Anastasia e de Alberto Pinto Coelho em nenhum mês os salários foram atrasados. Agora, depois de quase quatro anos de irresponsabilidade e desrespeito aos servidores e aos cidadãos de Minas, o governo do PT, mês após mês, tenta imputar a culpa de seu desgoverno a outros que nada tem a ver com sua omissão, incompetência e incapacidade administrativa.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!