Falta de estrutura e violência fecham Centro de Saúde em BH por tempo indeterminado

O Centro de Saúde Cafezal estará fechado, por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira (9), no bairro Serra, na região Centro Sul de Belo Horizonte.

A falta de estrutura da unidade e a não adequação com as normas do Ministério da Saúde, aliados aos casos de violência, foram fatores determinantes para a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) tomar a decisão.

Moradores da região que precisarem de atendimento médico de urgência devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de BH. Ainda não há um local que atenda, conforme informou a SMSA, condições de trabalho e segurança para que os serviços sejam transferidos.

As visitas feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) continuarão sendo realizadas nas residências da região. Consultas que estavam agendadas serão remarcadas e os profissionais atuarão em outros centros de saúde.

Violência no Centro de Saúde

Mesmo com esforços da Prefeitura de Belo Horizonte, casos de agressões e ameaças tiveram crescimento no Posto de Saúde do Cafezal.

Em janeiro de 2017, uma reunião entre comunidade e o prefeito Alexandre Kalil (PHS) definiu que o atendimento seria suspenso caso a violência continuasse ocorrendo. Na época, por quatro dias, o local foi fechado e reaberto, após a advertência do prefeito.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!