[Acelera Aí] Levante voo com a gente na série “Nas Asas da História” (1)

A partir de agora, o Acelera Aí vai colocar você dentro do mundo do museu EAA Aviation Museum, localizado em Oshkosh, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, onde é realizado todos os anos a maior feira de aviação do mundo.

Nosso colaborador Rodolfo Aquino vai contar em alguns capítulos da série “Nas Asas da História” tudo sobre esse lugar que fascina quem curte avião, onde a imaginação levanta voo.

O EAA Aviation Museum é um desses lugares imperdíveis onde a sua imaginação levanta voo.

Localizado em Oshkosh, Wisconsin, Estados Unidos, o museu é uma das mais impressionantes atrações do mundo aeronáutico e um destino que está disponível durante todo o ano para os aficionados pela aviação ou por aqueles que gostariam de conhecer um pouco mais da história aeronáutica.

A partir de agora, em alguns capítulos, você irá decolar conosco neste voo explorando exposições de incríveis objetos e galerias, maravilhando-se com as escalas que faremos nesta incrível coleção de mais de 200 aeronaves históricas.

Início da viagem, vista panorâmica do hall de entrada

Nas Asas da Historia 1 1

Oficina em casa

Existe nos Estados Unidos uma legião de apaixonados pela construção de aeronaves em casa, são os chamados de Homebuiders. É uma paixão que comumente envolve toda a família e normalmente a construção da aeronave se dá na garagem.

Nas Asas da Historia 1 2

Porém, são inúmeros os casos de casas que têm cômodos projetados com paredes removíveis que serve de sala e de oficina de construção.

E não são poucas aquelas nas quais não houve projeto prévio e, depois da aeronave pronta, parte da casa tem que ser demolida para sua retirada. Nas fotos a seguir, alguns desses ambientes reproduzidos no museu.

Vale o alerta

Nas Asas da Historia 1 3

Nas Asas da Historia 1 4

Nas Asas da Historia 1 5

Acervo, dos pioneiros ao aeroespacial

Em 1896, Octave Chanute, um bem-sucedido engenheiro ferroviário, projetou e construiu uma asa-delta. Octave usou este planador em seus esforços para aprender a controlar uma máquina voadora.

Nas Asas da Historia 1 6

Os esforços de Chanute e outros pioneiros construíram uma massa de informações sobre a arte de voar que permitiram aos Irmãos Wright construir e pilotar uma aeronave motorizada em 1903.

O planador Chanute era muito frágil e não tinha assento para o piloto, que ficava pendurado por suas axilas em duas barras paralelas sob a asa inferior. Suas pernas serviam, assim, como o trem de pouso.

Para voar, o piloto fazia uma curta corrida contra o vento ascendente que soprava em uma colina que levantava a aeronave para o ar e, uma vez em voo, o piloto controlava o planador, deslocando seu peso.

O planador de Chanute mostrou que a configuração era difícil para as pernas do piloto e oferecia baixo nível de controle, mas foi um passo na estrada longa e difícil para o voo motorizado controlado.

A construção de treliça Pratt empregada pelo planador de Chanute foi posteriormente adotada pelos irmãos Wright para uso em seus primeiros planadores.

Esse é o capítulo 1 e fique ligado porque, em breve, publicaremos o 2.

Fotos e texto: Rodolfo Hauck (*)

Metalmoro 20(*) O autor tem 39 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!