Benfeitoria fecha as portas na Rua Sapucaí depois de quatro anos; ponto já tem nova proposta para setembro

Reprodução/Facebook

Chega ao fim a história de mais uma casa de Belo Horizonte, que conquistou muitos fãs: a Benfeitoria, que funciona há quatro anos na rua Sapucaí, no bairro Floresta.

Fundada por Henrique Cançado, Jordana Menezes e Paulo Campos, a Benfs, carinhosamente chamada pelos seus frequentadores mais assíduos, é um espaço de cultura na capital mineira. Sempre lotada, se tornou point na noite belo-horizontina. Seu encerramento, de acordo com uma das sócias do local, foi uma junção de vários fatores.

“Foi um projeto construído com muito amor. Eu e os outros sócios sempre tivemos trabalhos além da Benfeitoria, ali nunca foi nosso ‘ganha pão'”, diz Jordana Menezes ao Bhaz. “Atualmente, nos encontramos em momentos distintos de nossas vidas, a gente acaba cansando um pouco. São praticamente 18 horas trabalhando por dia, no total. É hora de parar, sentar e refletir um pouco. Estava ficando tudo muito operacional, muito igual”.

De acordo com ela, a decisão não foi precipitada. Foram aproximadamente oito meses até a decisão ser tomada. Questionada se o motivo do fechamento foi o fato de muitas pessoas irem até a Benfeitoria, mas não consumirem ou gastarem muito pouco, Jordana explicou que não foi somente por isso.

“Sabíamos bem o público que teríamos, antes mesmo da inauguração. Tentamos formar um público diferente e acho que, de certa forma, conseguimos. Chegamos com uma proposta diferente e mostramos para as pessoas os motivos de não termos atendimento de mesas, de cobrarmos R$ 10 para shows, que é preciso recolher seu próprio lixo, entre outras coisas.”

A Benfeitoria manterá sua programação normal nesta reta final. “Teremos um último cinema, o campeonato de ping-pong com uma premiação com um objeto de desejo da Benfeitoria, várias feiras e festas também. Para o dia 30, estamos preparando uma surpresa, para um final bacana. No dia 31, uma festa de encerramento para encontrar os amigos e nos despedirmos”, revelou Jordana.

Sobre o futuro do estabelecimento, a sócia conta que já passou o ponto para outra pessoa. “Não vai ser o estilo da Benfeitoria, mas será um bar/restaurante, mais um espaço para a cidade. E, podem ficar tranquilos, o novo dono foi escolhido a dedo”, completou.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!