Museu mostra universo dos minerais e metais de forma curiosa e surpreendente; confira programação completa

Oficinas, jogos, exposição e tudo relacionado ao universo dos minerais e metais em um só lugar! A partir desta terça-feira (4), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal participa da 12ª Primavera dos Museus, e quem passar por  lá poderá participar de diversas ações educativas. Há programação de terça a sábado, em horários variados para que o público possa, ao mesmo tempo, aprender e se divertir.

Entre os dias 4 e 28, o visitante pode conhecer mais sobre a história e propriedade dos minerais de forma bem interativa. As atividades são promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com programação especial e GRATUITA, dedicada à temática “Celebrando a educação em museus”.

Confira a programação: 

Oficina “Ateliê das cores”

Já teve curiosidade em saber de onde vêm as cores? Como elas são formadas? A oficina promove experiências com as cores em diferentes contextos: artes, ciências, manifestações culturais, etc.

Datas: 4 a 28/9, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h30, e na quinta, das 16h às 21h

Local: Ateliê Científico

Exposição “Mundo mineral: cores minerais”

A exposição apresenta a diversidade de cores no universo mineral, curiosidades e propriedades ópticas de amostras minerais. Nesse espaço, os visitantes poderão interagir com as amostras raras e conhecer algumas relações entre os minerais e a luz.

Datas: de 4 a 28/9, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h30, e na quinta, das 16h às 21h

Local: Ateliê Científico

Jogos e dinâmicas

Jogos que dialogam com temáticas presentes no museu de modo divertido e desafiador, buscando potencializar a experiência das pessoas ao longo da visitação.

Datas: dias 4/9 (terça-feira) e 19/9 (quarta-feira), das 13h às 17h

Local: Espaço expositivo

As Minas e os Dragões: jogos interpretativos

Em parceria com o Museu do RPG (museu lúdico), o MM Gerdau terá uma tarde de atividades no universo épico dos jogos de interpretação. Na oficina de storytelling (contação de histórias interativas), os participantes poderão interagir com as histórias, embarcando em um mundo onde a imaginação será estimulada e todos poderão embarcar em aventuras heroicas. Além da oficina, haverá exposição itinerante de livros de jogos interpretativos do acervo físico do Museu do RPG.

Data: 15/9 (sábado), das 13h às 17h

Local: Ateliê Científico

Jornada Mineira de Educação em Museus

O MM Gerdau e outros museus e espaços culturais de Belo Horizonte vão aproveitar  a 12ª Primavera dos Museus para debater, refletir e reconhecer a importância das ações educativas em museus no fomento à produção de conhecimento. A Jornada Mineira vai oferecer, nos dias 19, 20 e 21, encontros, debates, formação e trocas de experiências, pautados na temática “Celebrando a educação em museus”.

Foto: Jomar Bragança
Jomar Bragança/Divulgação

Serviço

12ª Primavera dos Museus

Quando? 4 a 28/9

Quanto? Entrada Gratuita  (sujeita à lotação)

Onde? MM Gerdau – Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa

Mais informações?  Clique aqui

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!