Tradição, cultura e muita festa! Vem aí a 2ª Festa Chilena de BH

Andrea DAmato/Osvaldo Castro/Divulgação

No Brasil, todos sabem, o Dia da Independência é 7 de setembro. Mas, no Chile, a data nacional é no dia 18 deste mesmo mês, quando é promovida uma das mais tradicionais e esperadas festas do país. Mas, se você não tem a oportunidade de viajar para o vizinho sul-americano, pode sentir o gostinho do evento! A capital mineira receberá um pouco dessa alegria com a 2º Festa Chilena de Belo Horizonte.

Na edição deste ano, está confirmada a presença da Banda de Bronces San Pedro, de Valparaíso, conhecida pelo som potente de trompetes, trombones, tubas e percussões, que vão sacudir o público com alguns dos mais agitados ritmos andinos. Também está prevista uma apresentação especial de Cueca, considerada a dança nacional do Chile, feita pelo casal Alini Benzatti e Javier Riquelme, que conquistou o campeonato mundial de Cueca na Argentina.

A primeira edição da Festa Chilena em BH (Osvaldo Castro/Divulgação)

A parte gastronômica, sem dúvida, é uma das principais atrações. Comidas tradicionais vão ocupar as panelas e certamente vão conquistar o paladar dos mineiros. Destaque para as internacionalmente conhecidas empanadas, os choripanes (pão com linguiça), os anticuchos (carne no espetinho), o pastel de choclo (um tipo de escondidinho de milho), sopaipillas, chorrillana, além de uma variedade enorme de sobremesas.

Para refrescar, a sugestão é provar o Terremoto, drinque mais tradicional do Chile, feito com vinho branco adocicado (Pipeño). Para beber, o famoso pisco e cervejas artesanais, além de uma carta de vinhos cuidadosamente elaborada com predominância de rótulos à base das uvas carménère, merlot, cabernet sauvignon e pinor noir.

O evento acontece das 10h às 20h, a Rua Tenente Brito Melo – a rua da Filarmônica –, no Barro Preto. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis no site da Sympla a partir desta quarta-feira (12).

A primeira edição ocorreu no ano passado, em 2017 (Osvaldo Castro/Divulgação)

SERVIÇO

2º Festa Chilena de Belo Horizonte

Quando? sábado (15), 10h às 20h

Onde? Rua Tenente Brito Melo (rua da Filarmônica) – Barro Preto

Quanto? Gratuito (com retirada de ingressos no site Sympla)

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!