Dois jovens estão desaparecidos na região do Pico dos 3 Estados, no Sul de Minas; bombeiros fazem buscas no local

Travessia da Serra Fina é muito procurada por montanhistas

Dois jovens, ambos de 19 anos, residentes no Rio de Janeiro, estão desaparecidos no Pico dos Três Estados (Minas, Rio de Janeiro e São Paulo), na região próxima a São Lourenço, no Sul de Minas.

Paulo José da Silva Gonçalves e Isaías Tavares Machado Júnior teriam chegado ao local no sábado, para fazer um passeio, e não fizeram mais contato com os familiares desde então.

O primeiro contato com o Corpo de Bombeiros foi feito no domingo, por volta das 18h, por uma mulher responsável por fazer o translado de turistas entre a rodoviária de São Lourenço e os pontos de acesso à trilha da Serra Fina. Segundo os bombeiros, ela relatou que os dois trilheiros faziam a trilha Toca do Lobo ao Pico dos Três Estados desde quarta-feira passada (12), com previsão de retorno para o domingo (16).

No sábado (15), pela manhã, os jovens entraram em contato a mulher, dizendo que devido às fortes chuvas que atingiram o local, eles iriam antecipar a descida, chegando à localidade conhecida como Fazenda do Pierre por volta de 19h do mesmo dia, para que ela pudesse buscá-los.

Porém, na data e horário marcados, Paulo José e Isaías não apareceram e nem fizeram mais contato. Segundo ela relatou aos bombeiros, é primeira vez dos jovens na Travessia da Sera Fina e eles não têm aparelho de GPS.

Uma equipe dos bombeiros de São Lourenço chegou a Itamonte e, com auxílio de um guia local, iniciaram as buscas nesta segunda (17), do ponto Fazenda do Pierre, sentido Pico dos Três Estados, com expectativa de retorno entre 18h e 19h. Equipes de Varginha e Lavras chegaram ao meio-dia em Itamonte na Fazenda do Pierre, onde encontraram com uma dupla de trilheiros que informaram que o livro de cume da Pedra da Mina foi assinado pelos jovens, mas o do Pico dos Três Estados não.

Montanhistas ajudam bombeiros a traçar possíveis rotas onde os dois jovens podem estar

Como os jovens do Rio de Janeiro enviaram fotos por celular de ponto posterior ao pico Pedra da Mina, há a possibilidade que estejam num trecho denominado Brecha, que fica entre os dois picos.

Em razão do clima, não foi possível, até agora, contar com o apoio de aeronaves. Havendo melhora no tempo, o helicóptero Arcanjo da Companhia Aérea de Varginha auxiliará as equipes em solo.

O Pico dos Três Estados é um dos mais altos do Brasil, com 2.665 metros – o cume da montanha tem o ponto onde se encontram as divisas geográficas dos estados de Minas, Rio e SP, respectivamente, os municípios de Passa Quatro, Resende e Queluz.

Está localizado na extremidade oriental da Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, próximo à Pedra da Mina e ao Pico das Agulhas Negras. A região é bastante procurada por amantes de longas caminhadas e da natureza, que buscam fazer a chamada Travessia da Serra Fina.

Os bombeiros informaram que estão atuando nesta operação 14 bombeiros militares e quatro viaturas.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!