Homem é preso após ameaçar Bolsonaro em vídeo, e coagido a declarar voto no candidato; assista

Reprodução/Twitter

Um homem foi preso na madrugada de domingo (23), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, após gravar um vídeo no qual ameaça o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, e mostra duas aparentes armas de fogo. Em nova gravação, o suspeito de 30 anos, já algemado, aparece pedindo desculpas à Polícia Militar e dizendo que votará no deputado federal após receber ordens de supostos policiais militares. A PM afirma averiguar “em que situações o vídeo foi gravado”.

Na primeira gravação (os dois vídeos foram reunidos em apenas uma publicação e divulgados pelo filho de Jair, Carlos Bolsonaro), o homem aparece com as duas armas fazendo ameaças a Bolsonaro. “Tá vendo isso aqui? Ô meu irmão, lá no calçadão os caras te deu (sic) facada. Aqui se você brotar aqui, tá vendo essa p**** aqui na minha mão”, afirma, em referência ao ataque sofrido pelo presidenciável na cidade mineira no início deste mês.

Já na segunda parte, supostos policiais aparecem obrigando o homem a pedir desculpas à PM de Minas Gerais, a Bolsonaro e a dizer que votará no candidato nas eleições. “Estou pedindo desculpa, não vai acontecer mais”. Um dos supostos policiais pergunta o que suspeito é, ele responde que é um “comédia” e “vacilão”. Um segundo suposto policial ainda orienta o suspeito. “A polícia sobe a hora que quer aqui, é ou não é? E você vai votar no Bolsonaro, fala aí, Bolsonaro eu tô contigo”, diz o suposto PM. O homem então diz “Bolsonaro, tô com cê (sic)”.

O homem foi preso em operação realizada pela PM no bairro São Benedito por tráfico de drogas junto a um outro suspeito. Oficialmente, a corporação justificou a operação ao dizer que “sempre adotará tal postura quando houver exibição de armas de fogo em redes sociais” (leia a nota na íntegra abaixo). As armas, no entanto, não foram encontradas, mas a polícia garante continuar as diligências para encontrá-las.

Com os dois homens detidos, a PM encontrou oito porções e uma bucha de substância esverdeada semelhante a maconha, uma porção de substância esbranquiçada semelhante a cocaína, substância amarelada análoga ao crack, além de uma balança de precisão.

Pelo Twitter, Carlos Bolsonaro disse: “Vagabundo 23:59 – Vagabundo 00:01 – Mais um ligeiro serviço de identificação das porcarias que mantém os cidadãos de bem reclusos, sendo assaltados diariamente e assassinados como baratas! Parabéns aos envolvidos! Essa rotina de terror imposta ao brasileiro vai mudar!”, escreveu o filho do candidato à Presidência.

Polícia Militar investiga o caso

Em nota enviada ao Bhaz, a Polícia Militar explica que a ação “foi focada na apreensão das armas que estavam sendo exibidas no vídeo e direcionou a atuação para identificação e prisão do autor das imagens que veiculou nas redes sociais”. Além disso, a PM explica que “recebeu o vídeo e também está averiguando em que situações ele foi gravado”.

Leia a nota na íntegra:

A Polícia Militar de Minas Gerais, através da 4ª RPM, tem destinado seus esforços no combate à criminalidade violenta, com foco, principalmente, na prevenção aos homicídios e na apreensão de armas de fogo, fato este que proporcionou, na cidade de Juiz de Fora, uma redução nos homicídios consumados, de aproximadamente 40%, de 88 para 53 registros se comparado os períodos de janeiro até 22 de setembro dos anos de 2017 com 2018. Quanto às armas de fogo, foram 223 apreendidas neste ano no período de 01 de janeiro ao dia 22 de setembro. Da mesma forma, se direciona os trabalhos de repressão qualificada contra o tráfico de drogas, redundando em aumento de 16% nas prisões, de 648 registros no ano de 2017 para 749, no período de janeiro a 22 de setembro dos anos de 2017 e 2018.

Desta forma, vimos esclarecer que a atuação da Polícia Militar de Minas Gerais foi focada na apreensão das armas que estavam sendo exibidas no vídeo e direcionou a atuação para identificação e prisão do autor das imagens que veiculou nas redes sociais.

Diante disso, realizamos operação nos dias 22 e 23/09/2018, no bairro São Benedito, a qual logrou êxito na apreensão de 45 papelotes de cocaína, 30 pedras de crack, 08 tabletes de maconha, 86 buchas de maconha, além de outros materiais, bem como duas pessoas presas, sendo uma destas o autor do vídeo.

As diligências continuam no sentido de apreender as armas de fogo e prender seu proprietário. Importante destacar, que a PMMG / 4ª RPM, sempre adotará tal postura quando houver exibição de armas de fogo em redes sociais, de forma a garantir à manutenção da ordem pública e aumento da sensação de segurança.

Que a Polícia Militar recebeu o vídeo e também está averiguando em que situações ele foi gravado.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!