Eleitores de BH poderão fazer biometria em posto do TRE na Câmara; saiba mais

Wilson Dias/Agência Brasil + Divulgação/CMBH

Eleitores de Belo Horizonte que ainda não realizaram o cadastramento biomérico poderão fazer a biometria na Câmara Municipal. O posto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) ficará na Casa Legislativa a partir do dia 5 de novembro, após o pleito deste ano.

Como o sistema biométrico pode ser obrigatório nas próximas eleições, quando o eleitor votará para prefeito e vereador, o TRE recomenda que o cidadão faça o cadastramento com antecedência.

Segundo Mauro Anderson de Oliveira Felipe, chefe do Núcleo de Cidadania da Câmara, é de fundamental importância que todos os eleitores façam a biometria, evitando que quando o sistema tornar-se obrigatório, surjam tumultos, filas e demora no atendimento, como ocorreu em abril deste ano, quando foi iniciado o cadastramento. Segundo ele, neste ano, foram feitos mais de 8 mil cadastros biométricos na Câmara.

Documentos necessários

Para a biometria, é necessário apresentar documento de identificação original com foto e comprovante de endereço. Se o título estiver sendo emitido pela primeira vez, homens maiores de 18 anos devem levar também o comprovante de quitação com o serviço militar.

Vale ressaltar que a Câmara Municipal atende somente pessoas de Belo Horizonte, com título emitido na capital e não em outros municípios. Entretanto, caso a pessoa resida em outra cidade e queira transferir seu título para BH, poderá fazer a transferência no posto da CMBH.

Para tirar dúvidas ou para outras informações, basta ligar para o disque-eleitor, pelo número 148, ou acessar o site do TRE.

Da CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!