‘Soa como nós’: Bolsonaro recebe apoio de ex-líder da Ku Klux Klan e diz que recusa

Fotos: Agência Brasil

O candidato a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), recebeu apoio do ex-líder do grupo racista Ku Klux Klan (KKK), David Duke. “Ele soa como nós. E também é um candidato muito forte. É um nacionalista”, afirmou o ex-líder. Por meio de seu Twitter, o candidato disse que recusa “qualquer apoio de grupos supremacistas”.

“Ele é totalmente um descendente europeu. Ele se parece com qualquer homem branco nos EUA, em Portugal, Espanha ou Alemanha e França. E ele está falando sobre o desastre demográfico que existe no Brasil e a enorme criminalidade que existe ali, como por exemplo nos bairros negros do Rio de Janeiro”, disse Duke em entrevista a BBC.

O ex-líder do grupo racista aponta Bolsonaro como um fenômeno do nacionalismo global, e o comparou a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. “Ele vai fazer coisas a favor de Israel, e acredito que ele esteja tentando adotar a mesma estratégia que Trump: acho que Trump sabe que o poder judaico está levando a América ao desastre, levando a Europa e o mundo ao desastre. Então, o que ele está tentando fazer é ser positivo em relação aos judeus nacionalistas em Israel como uma maneira de obter apoio”, disse o americano.

Bolsonaro rejeita apoio

Após as declarações de David Duke, o candidato ao Planalto recusou o apoio do norte-americano. “Recuso qualquer tipo de apoio vindo de grupos supremacistas”, escreveu Bolsonaro em seu Twitter pessoal. O candidato do PSL ainda sugeriu que “apoiem o candidato da esquerda”.

Ku Klux Klan: o que é?

Ku Klux Klan (também conhecida como KKK ou simplesmente “o Klan”) é o nome de três movimentos distintos dos Estados Unidos, passados e atuais, que defendem correntes reacionárias e extremistas.

Dentre elas, estão a supremacia branca, o nacionalismo branco, a anti-imigração e, especialmente em iterações posteriores, o nordicismo, o anticatolicismo e o antissemitismo, historicamente expressos através do terrorismo voltado a grupos ou indivíduos aos quais eles se opõem.

Todos os três movimentos têm clamado pela “purificação” da sociedade estadunidense e todos são considerados organizações de extrema-direita.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!