9ª edição do Cinefoot terá presença dos craques Reinaldo, Jair Bala e Marcelo Ramos

Cinefoot/Facebook/Reprodução+ PBH/Reprodução+Clarissa Pivetta

O Museu Brasileiro do Futebol receberá, nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a 9ª edição do Cinefoot, primeiro e único festival de cinema no Brasil dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. A programação é gratuita e será marcada pela diversidade em torno dos mais variados olhares captados pelo cinema que retrata o futebol.

O Cinefoot é uma oportunidade rara para o público mineiro manter contato com uma cinematografia que, a cada ano, cresce em importância e movimenta a atenção de um leque variado de espectadores. Na programação haverá exibições de 14 filmes entre curtas e longas-metragens, sessões Dente de Leite (para crianças), além de homenagens, e uma visita especial aos “bastidores” do Mineirão com os craques: Reinaldo, Jair Bala, e o jornalista Thiago Reis. Além disso, terá o lançamento da sétima edição da Revista Corner, que tem o ídolo atleticano Reinaldo na capa.

Entre os longas a serem exibidos estão duas obras internacionais: o primeiro do Uruguai, Para sempre Chape, que conta a história da tragédia ocorrida em Medellín, na Colômbia, quando um avião, que levava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol caiu por falta de combustível; e o sueco, Futebol para melhor ou para pior, protagonizado pela craque Marta, seis vezes eleita a Melhor Jogadora do Mundo, o filme é sobre o FC Rosengård, um dos melhores clubes de futebol feminino do planeta.

Também está programada a exibição de 12 curtas-metragens originários do Brasil, Itália, Suécia e Espanha. Entre os curtas mineiros será exibido Oito de Julho-jogo 61, da Agência i7, que conta a história de sete personagens que, de alguma forma, estavam envolvidos com a partida na qual a seleção alemã goleou a brasileira, por 7 a 1, no Mineirão.

Reinaldo, Jair Bala, Marcelo Ramos e Thiago Reis

REINALDO: José Reinaldo de Lima, mais conhecido como Reinaldo, é considerado o maior ídolo da história do Clube Atlético Mineiro. Revelado pelas categorias de base do Galo, o atacante foi um dos jogadores que mais se aproximaram da genialidade de Pelé, o atleta do século 20. Com limitações físicas ao longo da carreira, em razão das entradas duras e desleais dos adversários, o artilheiro pendurou as chuteiras de forma pré-matura, com apenas 31 anos. O maior artilheiro da história do Atlético, com 255 gols, e do Mineirão (157).

JAIR BALA: Jair Félix da Silva, o Jair Bala, excelente meia-atacante revelado pelo Flamengo no início dos anos 1960 (ele tinha o estilo de Djalminha), mora em Belo Horizonte (MG), empresaria e revela jogadores e é comentarista esportivo. Foi Jair Bala que entrou no lugar de Pelé, logo após o Rei ter convertido o pênalti em Andrada, fazendo o milésimo gol de sua carreira, diante do Vasco da Gama, no Maracanã, em 19 de novembro de 1959. No America, Jair Bala jogou ao lado de Misael, Cândido, Pedro Omar (que também defendeu o Corinthians) e Juca Show.

MARCELO RAMOS: Em sua carreira, tornou-se um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro, com 457 gols marcados em 20 anos de carreira como profissional. Contratado pelo Cruzeiro E. C. em 1995, foi campeão mineiro e artilheiro do campeonato estadual de 1996, campeão da Copa do Brasil [2] no mesmo ano, inclusive, marcando o gol do título na decisão contra a S. E. Palmeiras. Após passagem pelo PSV Eindhoven, da Holanda, ainda em 1997, retornando à Toca da Raposa, sagrou-se campeão da Taça Libertadores das Américas, permanecendo lá até 2000.

THIAGO REIS: jornalista, repórter da Rádio Itatiaia e do programa Bola na Área. Conhecido como Seu nome, seu bairro!, faz um trabalho junto aos torcedores nos estádios. Vive uma aventura a cada jogo, dando voz ao torcedor mineiro na rádio Itatiaia.

Jair Bala – Marcelo Ramos – Reinaldo Lima/Facebook/Reprodução                                     Thiago Reis/BHAZ/Reprodução

Programação

26/10 (Sexta-feira)

9h –  Abertura /Sessão Cinefoot Mostra Internacional (1)

10h –  Sessão Dente de Leite

19h – Sessão Cinefoot Mostra Internacional (2)

27/10 (Sábado)

9h – Lançamento da Revista Corner

9h30 – Homenagens + Cinefoot Tour com os Homenageados

11h30 – Sessão Cinefoot  Mostra Minas/ Encerramento

Serviço

Quando? Sexta-feira e sábado (26 e 27/10)

Onde? Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão (Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n – Pampulha, Belo Horizonte)

Quanto? Gratuito

Mais informações? Clique aqui

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!