Frente fria perde força e BH terá fim de semana com chuvas de fraca intensidade

Segunda-feira será de tempo fechado em BH (Reprodução/Defesa Civil BH)

A frente fria que tem causado fortes chuvas em Belo Horizonte começa a perder força. A tendência para o final de semana é de que as precipitações aconteçam com fraca intensidade, como indica a meteorologia.

Ao Bhaz, Cléber Fonseca, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que com a redução das chuvas teremos na capital a chegada do frio. “No domingo teremos a atuação de um sistema de alta pressão que favorecerá bastante os ventos e, com isso, teremos um frio fora de época, mas que ao mesmo tempo é típico da primavera”, disse.

Para o sábado (27), a mínima ficará em torno de 17ºC com a máxima em 27ºC. Já no domingo (28), haverá a redução da temperatura que poderá variar de 16ºC a 25ºC.

As chuvas registradas até o momento já ultrapassaram a média história de outubro. Para Cléber isso é um ponto positivo, já que neste mês tem início a chamada estação chuvosa, que se estende até março. “Tanto agosto como agora em outubro, as chuvas estão nos surpreendendo. Tudo indica que teremos mais precipitações do que em anos anteriores”, afirmou.

Marcas da chuva

A Defesa Civil de BH foi acionada durante a noite de quinta (25) e madrugada desta sexta-feira (26) para atender ocorrências relacionadas às chuvas. No bairro Goiânia, por exemplo, um muro desabou; no Novo Araão Reis houve alagamento; no bairro Lajedo foi registrado destelhamento; enquanto na avenida Augusto de Lima uma árvore caiu.

Minas Gerais

Nas regiões Norte, Noroeste, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri o tempo ficará encoberto com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. As demais terão tempo nublado com chuvas isoladas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!