Atriz da Globo sofre ataque racista após vitória de Bolsonaro: ‘Esses negros fedidos’

Erika Januza também contracenou com Eliane Giardini em O Outro Lado do Paraíso (Divulgação/Globo)

Natural de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a atriz Erika Januza sofreu um ataque racista por meio do Instagram nesse domingo (28). Ela foi vítima de uma apoiadora do presidente eleito Jair Bolsonaro que disse que ele pode mandar matar “esses negros fedidos”, incluindo a artista. O comentário foi feito em uma foto publicada pelo também ator Caio Paduan.

Erika e Paduan contracenaram juntos na novela O Outro Lado do Paraíso e ganharam destaque na trama. Ela viveu uma emprega doméstica que decide estudar e se torna juíza. Ele, por sua vez, era policial e filho de pais corruptos. A mãe do personagem não aceitava o relacionamento entre o casal justamente por a nora ser negra e pobre, o que deu o que falar nas redes sociais.

Reprodução/Instagram

Assim que percebeu o comentário racista da internauta, Paduan saiu em defesa de Erika. “Eu gostei que bosonaro ganho só assim ele vai mata a Erika Januza, eu odeio essa mulher”, escreveu a jovem. “Só assim ele vai (Bolsonaro) manda matar esses negros fedidos e essa Erika Januza vai junto, odeio essa mulher”, escreveu em outro comentário logo na sequência.

Além de questionar se a internauta sabia que estava cometendo um crime, Paduan disse ter registrado os comentários e que os levaria à polícia. “Que absurdo, até onde chega o ódio de vocês?”, questionou o ator. Erika Januza ainda não falou sobre o caso publicamente.

Atualmente, a atriz mineira pode ser vista no Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão.

Reprodução/Instagram

Racismo x Injúria racial

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!