Conheça a cidade mais bolsonarista e o município mais petista de Minas Gerais

Flickr Bolsonaro/Ricardo Stuckert

O Brasil tem um novo presidente, Jair Bolsonaro (PSL), eleito com mais de 57 milhões de votos (55%), e Minas Gerais mais uma vez se aproximou do cenário nacional, já que o paulista conquistou 58% dos votos válidos no Estado. Com 853 municípios, os mineiros ainda reservaram cenários extremistas: uma cidade na região Centro-Oeste acumulou 83,4% dos votos para Bolsonaro; outra, no Norte, registrou nada menos do que 84,7% da preferência em Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência derrotado.

Se essas curiosidades chamaram a atenção, veja só mais essa: em um município na região Central do Estado, os dois presidenciáveis tiveram uma diferença de apenas cinco votos. É isso mesmo: um dos postulantes ao Palácio do Planalto recebeu 50,1% dos votos válidos, enquanto o outro anotou 49,9%.

Confira mais sobre essas curiosas histórias:

Cidade mais bolsonarista

A cidade mineira com maior percentual de eleitores de Jair Bolsonaro foi Perdigão, localizada na região Centro-Oeste do Estado, a 159 quilômetros de Belo Horizonte, e com cerca de 11,2 mil habitantes, segundo o IBGE. Localizada no interior de Minas, a cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,7, o que é considerado alto.

Perdigão (Reprodução/Google Street View)

Na cidade, Bolsonaro obteve 4.715 votos, 83,4% do total de votos válidos. Já Fernando Haddad recebeu 939 votos, equivalente a 16,6%. A cidade atualmente é governada pelo prefeito Gilmar Teodoro (PSDB), eleito em 2016.

Segundo o advogado Ernanes Camilo, que mora em Perdigão, o município tem um alto padrão de vida. “Aqui não há desempregados, as ruas são todas asfaltadas e a maioria das pessoas tem um bom padrão de vida. O principal polo econômico aqui é a fabricação de calçados, são várias fábricas, somada com a proximidade de Nova Serrana, cidade polo no ramo, esse número pode chegar a até 500”, explica o advogado.

Ainda segundo o advogado, não houve muita campanha para Bolsonaro na cidade. “As pessoas aqui são mais discretas, não houve carro de som ou campanha nas ruas. As coisas ocorreram mais na internet mesmo”, conta Ernanes.

Cidade mais petista

Já a cidade com maior percentual de eleitores de Fernando Haddad foi Cônego Marinho, localizada na região Norte do Estado, com cerca de 7,5 mil habitantes, segundo o IBGE. Na cidade, Fernando Haddad recebeu 3.152 votos, totalizando 84,7% dos votos válidos. Já Jair Bolsonaro obteve 566 votos, ou 15,2% do total de votos válidos.

Cônego Marinho (Divulgação/Prefeitura de Cônego Marinho)

A cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,6, considerado médio. Entretanto, de acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária do município, Elvino Nogueira, a cidade é rural e depende da agricultura familiar e de programas sociais.

“O Haddad obteve uma aceitação muito grande aqui por conta do perfil dos moradores. Muitos trabalham no campo e dependem muito dos programas sociais implantados na gestão do PT. Aliás, algumas famílias aqui vivem com a ajuda do Bolsa-Família”, diz Elvino.

O secretário conta também que a força econômica da cidade vem dos pequenos produtores, da cana de açúcar e da cachaça. “Muitos aqui ficaram com medo do discurso do Bolsonaro e do corte de programas e aposentadorias, por isso, qualquer um que concorresse pelo PT teria uma boa aceitação aqui”, conclui.

Cidade dividida

Já a cidade de Minas mais dividida no quesito eleições presidenciais foi Cordisburgo, que fica na região Central do Estado, a 114 quilômetros de BH. No município, Bolsonaro venceu com uma diferença de apenas cinco votos.

A disputa terminou com Bolsonaro com 50,1%, tendo 2.253 votos e Fernando Haddad com 2.248, uma porcentagem de 49,9%.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!