CURA: Conheça os artistas que vão colorir empenas no Centro de Belo Horizonte

Criola/Foto Instagrafite – Comum/Foto @zireisoficial – Hyuro/Foto @heronieten

Você tem notado BH cada vez mais colorida? Isso tudo é resultado do CURA – Circuito Urbano de Arte, que vem deixando a cidade ainda mais bonita. Várias empenas no Centro da capital foram pintadas por artistas em 2017 e neste ano, a proposta volta, a partir de segunda-feira (5).

Nesta edição, o CURA vai pintar as empenas do Amazonas Palace Hotel, do Edifício Chiquito Lopes e as duas torres do Edifício Satélite. E a gente te conta quem serão os artistas responsáveis por isso!

  • Hyuro 
Flavia Fiengo/Divulgação

A argentina Hyuro, radicada na Espanha, é considerada hoje o principal nome feminino do novo muralismo contemporâneo. Com passagem nos principais festivais de arte urbana do mundo e em grandes feiras de arte contemporânea, sua arte emociona pela força e delicadeza que carrega.
Em seus murais, Hyuro propõe uma reflexão sobre identidades individuais e coletivas, questionando as condições de liberdade como direitos fundamentais e inalienáveis ​​de cada um. Entre muitas das questões abordadas em suas obra, destaca-se a figura da mulher, não só do seu gênero no contexto da sociedade patriarcal, mas também como um sujeito presa aos preceitos e cargas impostas pelo sistema capitalista.

Ficará responsável por qual empena? 

Amazonas Palace Hotel

Onde? avenida Amazonas, 120
Tamanho? 26,50m de largura X 40m de altura

  • Criola
Tainá Lima/Divulgação

Criola é a identidade assumida por Tainá Lima para apresentar o seu trabalho artístico, enquanto mulher e representante negra no mundo do graffiti. Mineira, nascida em Belo Horizonte, faz parte da nova geração de artistas urbanos brasileiros e conduz sua produção diante das assimilações cotidianas e dos embates constantes sobre as mais diversas questões, pautadas principalmente pelo seu universo feminino e orientadas através da busca pela conexão consciente com a sua ancestralidade.
A paleta de cores vibrante presente na maioria de seus graffitis, remete a sua pesquisa de matrizes africanas. A artista já realizou diversos trabalhos para marcas importantes e pintou murais em várias cidades do Brasil e em Paris.

Ficará responsável por qual empena? 

Edíficio Chiquito Lopes

Onde? Rua São Paulo, 351
Tamanho? 30m de largura X 45,50m de altura

  • Comum
Comum/Facebook/Reprodução

Comum é artista plástico natural de Belo Horizonte (MG), formado em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da UFMG e atuante desde 2004 na cena de Arte de Rua. Em seu trabalho se vale de técnicas caras à arte urbana, como o stencil e a pintura com rolinho e latéx, para tratar de temas da cidade.
Mais recentemente fez alguns trabalhos em diálogo com a arte indígena. Participou de exposições e eventos como Residência QuartoAmado (Itatiaia – MG, 2018), Arte para uma Cidade Sensível (Museu Mineiro, 2017), Projeto Parede (SESC, 2015), Cidade Gráfica (Itaú Cultural, 2014), Eu Como Você (Museu de Arte do Rio, 2014) entre outros.

Ficará responsável por qual empena? 

Edíficio Satélite

Onde? Rua da Bahia, 478
Tamanho? 8,65m de largura X 65,70m de altura

  • Empena de Letras 

Segundo os curadores convidados, Surto e Nica, quando receberam a missão do CURA de fazer a curadoria de uma empena de Letras, pensaram em uma empena que representasse a cena local e contemplasse todo os estilos da caligrafia urbana de Belo Horizonte. Para criar essa empena, convidaram 20 artistas: 8 mulheres e 12 homens e afirmam ter sido um trabalho duríssimo para chegar aos nomes e deixar tantos artistas que admiram de fora.  Querem que a empena represente a diversidade de letras, contemplando vários estilos de caligrafia como o wildstyle, o piece, o throw up, o grapixo e o pixo e, para isso, escolheram pelo menos um representante de cada um desses estilos.

Com a seleção, buscaram contemplar artistas que têm uma coerência no seu trabalho com graffiti, que fazem letra, estão presentes nos muros da cidade e têm capacidade técnica de pintar letra em grande dimensão. São 20 artistas incríveis com estilos bem diferentes entre si. Os 20 nomes são: Kid, Okay, Tina, Dninja, Nica, Musa, Pime, Tita, Hisne, Bess, Figo, Carimbo, Error, Goma, Surto, Sinikos, Mts, Kesa, Naice e Fhero.

Ficarão responsáveis por qual empena? 

Curadoria: Surto e Nica

Edíficio Satélite

Onde? Rua da Bahia, 478
Tamanho? 8,15m de largura X 62,60m de altura

Sobre o Cura

Um sonho antigo de vários artistas e amantes de arte urbana que agora vira realidade: cobrir com cores a linha do horizonte e transformar a paisagem de BH. Resgatando a trajetória da arte urbana na cidade e reconhecendo sua atual dimensão e força no Brasil e no mundo, o CURA é o primeiro festival de pintura em prédios de Belo Horizonte e o segundo do gênero no Brasil. A seleção das empenas foi feita a partir de um recorte visual: todas todas poderão ser vistas simultaneamente da rua Sapucaí.

A criação de um circuito urbano de arte com murais assinados por grandes artistas reconhecidos internacionalmente pode colocar Belo Horizonte no circuito de arte de rua do mundo, atraindo turistas apaixonados por grafite e muralismo. A ideia é que nas próximas edições, o Festival consiga cobrir com murais e grafites todas as empenas que são vistas da rua Sapucaí. O projeto converge com a atual cena cultural de BH que está transformando a rua Sapucaí em efervescente corredor cultural, com potencial para se igualar às mais charmosas, criativas e interessantes ruas das principais cidades do mundo. Durante todos os dias do festival haverá um mirante na rua Sapucaí para os amantes de arte urbana acompanharem as pinturas.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!