Via 710 terá trecho entregue em dezembro; obra se arrasta por 4 anos em BH

Reprodução/PBH /Antônio Rodrigues

A Via 710 terá em dezembro deste ano o trecho entre a avenida José Cândido da Silveira e a Cristiano Machado concluída. Apesar disso, o término da obra, na região Nordeste de Belo Horizonte, é previsto somente para o segundo semestre de 2019.

Há quatros anos que os trabalhos se estendem na capital, visto que a obra deveria ser entregue antes da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Pelo fato da ordem de serviço ter sido assinada somente em setembro do mesmo ano, ela teve o prazo prorrogado para 2016 e, agora, estendido para dezembro do próximo ano.

As desapropriações e remoções, necessárias para o avanço das obras, são os fatores dificultadores. No Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (6) foi publicado um decreto que declara três áreas no bairro União como de utilidade pública. Na publicação é destacado: “As desapropriações destinam-se a permitir a implantação da Via 710”.

Procurada pela reportagem do BHAZ, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) informou que das 224 desapropriações previstas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), 215 já estão concluídas. “O restante encontra-se em processo judicial ou negociação”, afirmou a pasta.

Projeto da Via 710 apresentado pela PBH em 2016 (PBH/Reprodução)As remoções de famílias também são necessárias e acompanhadas pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) desde 2012 na Vila Arthur de Sá, no bairro União, e em outros pontos. “Das 445 previstas, 332 estão concluídas”, informou a Smobi.

O reassentamento de 113 famílias já ocorreu, conforme esclareceu a Urbel, em “diversas unidades habitacionais da cidade”. Em curso está a elaboração de projetos viabilizados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida que prevê a construção de 180 unidades em locais próximos das remoções. “O chamamento Público do Minha Casa, Minha Vida foi assinado em junho e a empresa tem o prazo de 10 meses para a execução do projeto.”

De acordo com a Urbel, as remoções que faltam estão em negociação e “sem questões de destaque ou dificuldade acentuada”. O prazo para término das remoções não está estipulado.

Via 710

A Via 710 será um corredor entre as regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte e vai ligar as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado.

A obra é executada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sudecap, com investimento de R$ 120 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A via terá aproximadamente cinco quilômetros de extensão.

A obra contempla a melhoria da mobilidade urbana e do planejamento de sistema de transportes da capital, atendendo às necessidades de deslocamento de moradores que usam o transporte coletivo por ônibus.

Com a via, um novo acesso a toda região Norte de BH será criado funcionando como um trajeto alternativo até a Cidade Administrativa.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!