É falsa a campanha de idosos de BH pedindo presentes de Natal pela web; saiba como ajudá-los de verdade

Imagens foram compartilhadas nas redes sociais (Reprodução/Facebook)

Circulam nas redes sociais imagens de idosos que têm comovido internautas em Belo Horizonte. Nas publicações que viralizaram, eles seguram cartazes com pedidos de presentes que desejariam ganhar neste Natal. Uma delas já teve mais de 2 mil compartilhamentos.

Um jogo de toalhas, uma caixa de chocolate e até mesmo um vestido são alguns dos possíveis desejos dos assistidos pela Casa do Idoso Xixico Azevedo, localizado no bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte. No entanto, os idosos das imagens não são da instituição.

Ao BHAZ, Adriane da Silva, coordenadora administrativa da casa, contou que procura entender o que motivou as pessoas a fazerem isso. “Espero que tenham agido com boas intenções, mas o que fizeram é proibido”, diz.

O uso da imagem de idosos assistidos por instituições filantrópicas pedindo doações é proibido, como conta Adriane. “As normas do estatuto e conselho dos idosos deixam claro que não podemos expor os assistidos com o intuito de ganhar doações”, esclarece.

Apesar das publicações que circulam na web não serem dos idosos da Casa Xixico Azevedo, Adriane da Silva destacou que por ser uma instituição filantrópica eles vivem de doações, sim, e, por isso, sempre são bem-vindas.

Entre os produtos que a Casa do Idoso Xixico Azevedo mais precisam estão:

  • Fraldas geriátricas;
  • Material de limpeza e higiene;
  • Roupas de cama de solteiro;
  • Leite;
  • Adoçante;
  • Aveia;
  • Gelatina.

Atualmente, a casa tem 75 idosos e na próxima semana receberá um novo morador. Adriane lembra que além dos produtos listados, eles também recebem roupas e sapatos usados, desde que estejam em bom estado, para que vendam no bazar.

Solidariedade

Nesta época de fim de ano a solidariedade é maior e as pessoas doam mais. “O fim do ano é muito bom para nós em termos de doações. Acredito que isso se dá, pois além da solidariedade, as pessoas reconhecem o trabalho que fazemos. Temos uma grande missão por aqui”, conclui.

Quem desejar doar para a instituição Casa Xixico Azevedo pode entrar em contato pelo (31) 3421-0101 ou fazer uma visita. O endereço deles é rua Barreto, 641, bairro Ipiranga – Belo Horizonte.

A Casa do Ancião Francisco Azevedo é uma das unidades da Cidade Ozanam, fundada em 20 de janeiro de 1959 e trata-se uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que destina-se ao abrigo de idosos carentes.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!