Zema recontrata cerca de mil servidores demitidos para evitar paralisia

Omar Freire/Imprensa MG

Nos últimos dias, o governador Romeu Zema (Novo) vem desfazendo o malfeito que exonerou 6 mil servidores comissionados numa canetada em seu primeiro ato administrativo. Sob o argumento de enxugar a máquina, o fez sem critério e planejamento, ao contrário do que seria se o fizesse nos primeiros 100 dias de governo. As demissões em massa acabaram, claro, afetando o funcionamento da máquina e dos serviços públicos.

A partir daí, Zema vem reconduzindo funcionários aos seus cargos. Além da área da Cultura, as reconduções ocorreram nas secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Governo, Educação, Planejamento, Agricultura, Controladoria-Geral, Ouvidoria-Geral e Advocacia-Geral do Estado.

Na sexta-feira (11), ele havia cancelado a demissão de 47 servidores do Meio Ambiente, outros 35 funcionários da Fundação Clóvis Salgado, 18 do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), 36 da Rede Minas e quatro na Secretaria de Estado de Cultura.

A maior parte das recontratações foi feita no sábado (12), com o retorno de 298 funcionários. Ficaram fora da canetada, os policiais civis e militares, bombeiros, funcionários da área hospitalar (da Fhemig), da Funed (Fundação Ezequiel Dias) e Hemominas.

Quase mil servidores dispensados foram reconduzidos a seus cargos, cerca de 15% do total de 6 mil demitidos. A partir desta semana, o governo deverá viver outra dinâmica, com a normalização dos serviços. Também, nesta segunda (14), começou o pagamento da primeira parcela de salários, que só terminará no dia 28, para desespero dos funcionários que, há quase três anos, recebem de maneira parcelada. Sobre o décimo terceiro, ainda não há notícia.

Acordo com prefeitos, via AMM

No caso dos municípios mineiros, o governo pôs em dia os repasses e prometeu não atrasar mais. Nesta terça (15), será o teste. Sobre o atrasado, R$ 12,5 bilhões, referentes aos repasses atrasados e não repassados no governo Fernando Pimentel (PT), fará uma escala negociada com os prefeitos. Tudo isso de acordo com Associação Mineira dos Municípios (AMM), que está dando voto de confiança ao novo governo.

Nove disputam comando da Câmara dos Deputados

Já são nove candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, oito dos quais querem derrubar o favoritismo da reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM/RJ). Um deles é o mineiro Fábio Ramalho (MDB), que se disse independente, mas já levou até linguiça e queijo para o presidente Jair Bolsonaro (PSL), quem sabe, para receber dele o apoio ou ‘ganhar’ sua neutralidade. Até onde se sabe, Bolsonaro não deixará de apoiar Maia até para não correr o risco de perder.

Maia é o mais forte dos concorrentes, apesar do forte clima de renovação na política. No domingo (13), Maia recebeu o apoio do PDT, somando 12 partidos em sua base. São eles: PDT, PSD, PPS, PSDB, PSL, Pros, PR, DEM, PRB, PSC, Podemos e Solidariedade.

Haja torresmo

Fábio Ramalho é o atual vice-presidente da Câmara, tem bom trânsito entre os novatos e no chamado baixo clero (deputados de menor expressão e que são maioria na Câmara). “Nós vamos acabar com esse negócio de alto e baixo clero”, afirmou ele. Pode ter boa votação, mas não parece ter apoio suficiente para vencer Maia.

Ramalho disse que há, entre os candidatos de oposição à reeleição de Maia, um pacto de apoio mútuo num eventual segundo turno. Se eleito, o mineiro adiantou que pretende fazer uma gestão “sem panelinhas”. Pois é, mas, sem panelinhas, terá que levar a linguiça e o torresmo prontos.

Orion Teixeira[email protected]

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem.

É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!