ALMG: Esquerda e direita se aliam em Minas para definir novo presidente

Ricardo Barbosa/ALMG

O deputado Agostinho Patrus (PV) deverá ser o escolhido à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O pleito deve ser disputado apenas por Agostinho, que é o atual vice-presidente da ALMG, ou seja, uma chapa única.

Considerado como um bom articulador, Patrus conseguiu costurar apoios de partidos como o PT, PSDB, MDB e Novo, sigla do atual governador Romeu Zema. Inclusive, o nome do deputado também agrada ao chefe do executivo, já que o PV apoiou Zema no segundo turno das eleições, no ano passado.

“Trata-se de um nome com experiência e com a capacidade de unir a Casa em um momento que o Estado precisa disso”, afirma o deputado Cássio Soares (PSD), um dos apoiadores da chapa de Agostinho.

De acordo com o deputado eleito Guilherme da Cunha (Novo), o nome de Agostinho agrada a todas as frentes dentro da Casa Legislativa. “Desde o ano passado, nós, do partido Novo, já havíamos declarado apoio ao deputado, por entender que será o melhor caminho para a Assembleia. E acreditamos que será uma unanimidade entre os companheiros a escolha de seu nome à presidência”, afirma.

Agora, as discussões nos bastidores estão acerca dos sete membros que compõem a mesa diretora e também a presidência das comissões da Casa. O PT, por exemplo, deve ficar com um dos cargos da mesa e também assumir comissões importantes para o Governo, como as de Constituição e Justiça e Fiscalização Financeira e Orçamentária, que são os principais que analisam projetos da administração estadual.

“Apoiaremos a eleição do Agostinho e pretendemos participar do governo presidindo comissões importantes, não só na fiscalização do Estado, mas, também, na defesa de pautas humanitárias e progressistas, como o direito das mulheres, trabalho etc.”, afirma a deputada do Marília Campos (PT).

Fontes ligadas ao PSDB garantem que o partido também deve encabeçar a mesa diretora, ficando o nome do tucano Antônio Carlos Arantes para a vice-presidência da Casa.

O novo presidente da ALMG seguirá como líder do poder legislativo per dois anos. O atual presidente é Adalclever Lopes (MDB). A eleição do presidente e demais integrantes da Mesa da Assembleia será a partir das 16h, no Plenário, logo após os parlamentares serem empossados, no dia 1º de fevereiro.

Pela terceira vez, a mesa será eleita por votação aberta, ou seja, os 77 deputados registram o voto no painel eletrônico do Plenário. A sessão é presidida pelo parlamentar mais velho da Casa, o deputado Hely Tarqüínio (PV), que tem 78 anos.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!