Adolescentes de 13 anos são encontradas após desaparecerem em BH

adolescentes desaparecidas bh
As jovens saíram no domingo e estavam na rua até esta terça-feira (Reprodução/Redes sociais)

As duas adolescentes de 13 anos que estavam desaparecidas em Belo Horizonte desde domingo (5) foram localizadas nesta terça-feira (7) no bairro São Marcos, na região Nordeste da capital. As meninas saíram para ir ao cinema e não voltaram para casa.

Ao BHAZ, a mãe de uma das adolescentes conta que um rapaz reconheceu as meninas, que estavam andando pela Rua dos Namorados. Rapidamente, ela se deslocou ao local e as buscou.

“Elas tiveram a ideia de ficar na rua até sexta-feira (10). Minha menina não é acostumada com isso, chegou em casa assustada”, disse Priscilla Michelline.

No período em que estiveram desaparecidas, as adolescentes comeram apenas um pão e beberam refrigerante. A mãe disse que vai levar a filha ao médico para se certificar de que está tudo bem com a saúde dela.

Pessoas desaparecidas: o que fazer?

Se você está sem notícias de alguém do seu convívio, é possível registrar o desaparecimento na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, da Polícia Civil de Minas Gerais. Por lá, é necessário apresentar uma foto e documentação do ausente, caso existente, para início da busca.

Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas. A orientação é procurar a delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida.

Por exemplo, se a pessoa costuma chegar em um determinado horário e não apareceu e nem avisou sobre atraso, o boletim de ocorrência pode ser registrado.

Caso o desaparecido seja menor de idade, é necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento. No entanto, a ausência do documento não impede o registro e a busca.

Denúncias de desaparecimento também podem ser feitas por meio da Delegacia Virtual do Governo de Minas, disponível para computadores e celulares. Para realizar a ocorrência, é necessário que o desaparecimento tenha ocorrido em um prazo de até 30 dias.

Registros desta natureza também podem ser feitos por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por lá, basta selecionar a opção “desaparecidos” e filtrar consulta por faixa etária, região, período de desaparecimento e nome do desaparecido clicando no ícone superior direito representado por três pontos e selecionar o “filtrar”.

Em caso de informações sobre uma pessoa que está sendo procurada pela família, basta entrar em contato com o número 0800-2828-197.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!