Homem é preso após abusar sexualmente de menino no metrô de BH por seis meses

CBTU/Divulgação

Um homem de 31 anos foi preso após ser flagrado abusando de um garoto de 15 anos no metrô de BH, na manhã desta sexta-feira (18). A mãe do adolescente filmou o ato e acionou os seguranças do sistema.

Segundo a Polícia Civil, o jovem alertou a mãe de que, há cerca de seis meses, o homem estava o importunando no metrô, fazendo gestos e se tocando. O adolescente utiliza o transporte para ir a um curso.

Nesta sexta, a mãe do garoto resolveu o acompanhar e tentar flagrar os abusos. Por volta das 9h, o homem entrou na condução. Na altura da estação Vila Oeste, na região Noroeste da capital, ele começou a tocar o garoto.

A mãe filmou a ação e pediu ajuda. Passageiros seguraram o abusador até que os seguranças chegassem. Ele foi preso em flagrante por importunação sexual e encaminhado para a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente. Ele não tem passagens pela polícia e, agora, será encaminhado para o sistema prisional.

Procurada pelo BHAZ, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô da capital, disse em nota (confira na íntegra abaixo) que os seguranças da CBTU agiram, prontamente, na contenção do suspeito e no acionamento da Polícia Militar, prestando toda a assistência possível à vítima e a seus familiares até a chegada da PM ao local.

A empresa salienta que desenvolve estratégias permanentes com o objetivo de coibir a prática de crimes em suas dependências e as ações de segurança contam com agentes uniformizados e à paisana, além de câmeras de vigilância em trens e estações para dar suporte a ação das equipes operando 24h, ininterruptamente.

“O metrô dispõe de mais de 260 agentes treinados para agir em benefício de todos os passageiros, mas a despeito desse aparato, a colaboração dos usuários é fundamental na preservação da integridade de todos”, disse a CBTU.

Nota da CBTU

Em resposta a esse veículo de imprensa, a CBTU Belo Horizonte informa que registrou ocorrência de importunação sexual contra um homem abordado por profissionais da área de Segurança Operacional do Metrô na manhã desta sexta (18), na estação Vila Oeste.

A mãe do jovem chegou a filmar a ação no trajeto do adolescente para o trabalho e acionou os seguranças da CBTU que agiram, prontamente, na contenção do suspeito e no acionamento da Polícia Militar, prestando toda a assistência possível à vítima e a seus familiares até a chegada da PM ao local.

Todos os envolvidos no caso foram encaminhados à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde a ocorrência foi registrada.

Ação estratégica: A CBTU-BH desenvolve estratégias permanentes com o objetivo de coibir a prática de crimes em suas dependências e as ações de segurança contam com agentes uniformizados e à paisana, além de câmeras de vigilância em trens e estações para dar suporte a ação das equipes operando 24h, ininterruptamente. O metrô dispõe de mais de 260 agentes treinados para agir em benefício de todos os passageiros, mas a despeito desse aparato, a colaboração dos usuários é fundamental na preservação da integridade de todos. 

Desde 2016, a CBTU-BH também conta o SMS Denúncia (31) 9 9999 1108, que opera como canal de atendimento, disponível 24h, para o registro de ocorrências nas dependências do Metrô. Além de manter a divulgação do serviço disponível em mais de 300 monitores de TV instalados nos trens da operadora. Entre 2016 e 2018, foram distribuídas mais de 60 mil cartilhas com orientações e dicas de segurança no sistema. A primeira regra é estimular que possíveis vítimas de ocorrências de segurança pública acionem imediatamente os profissionais de segurança da companhia, para que estes adotem todas as medidas cabíveis até o devido encaminhamento à autoridade policial competente.

Em 2018, intensificando o combate a crimes dessa natureza, a CBTU-BH também firmou parceria com a Guarda Municipal e com a BHTRANS para que seus agentes atuem em parceria na abordagem do Grupo Contra o Assédio Sexual no Transporte Público. A mobilização de agentes ocorreu em diferentes estações do metrô, sempre informando os passageiros sobre as ações da campanha Assédio é Crime e estimulando denúncias que ajudem a coibir práticas dessa natureza. As ações empreendidas em parceria com a Guarda Municipal contaram com a distribuição de apitos, cartilhas educativas e atuação pessoal de agentes da Guarda e da CBTU em orientação dirigida aos mais de 200 mil passageiros que circulam pelo metrô diariamente.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!