Bicicletas Yellow são alvo de vandalismo e lançadas no Arrudas

Bicicletas foram lançadas no leito do Ribeirão Arrudas (Mateus Augusto/Divulgação)

Quatro bicicletas Yellow, colocadas à disposição de usuários há menos de uma semana na capital mineira, foram depredadas no fim de semana. Elas foram arremessadas no leito do Ribeirão Arrudas, no bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte.

De acordo com o ciclista Mateus Augusto Ferreira, de 28 anos, que fotografou a cena no domingo (20), ele passava pela região e viu os veículos lançados no rio.

Na opinião dele, bicicletas ou qualquer outro transporte não motorizado já sofrem grandes dificuldades para se manter vivos na cidade, devido à falta de estrutura, como as ciclovias. “Como a Yellow e as bicicletas do Itaú vêm pra somar, espalhando pela cidade alternativas de transporte rápido, quando nos reparamos com o descanso de umas pessoas realmente isso nos deixa muito chateados. Eu acho que deveria haver um tipo de punição pra esse vandalismo gratuito. O uso da bicicleta em Belo Horizonte vem aumentado e é importante conservar essas bicicletas que vão sempre ajudar quem já pedala e faz uso delas e incentivar a quem vai começar a fazer uso da bike na cidade. Espero que daqui pra frente esse tipo de situação não aconteça mais e que outras empresas também possam vir pra somar junto com Belo Horizonte”, disse Mateus ao BHAZ. “Mais amor, menos motor”, completou.

Cinco ocorrências no fim de semana

A Polícia Militar registrou cinco ocorrências relacionadas aos equipamentos da Yellow no fim de semana. Quatro delas foram tentativas de furto do veículo e uma foi de um cidadão que encontrou a bicicleta abandonada num ponto de ônibus e comunicou à polícia, no domingo (20). O equipamento estava na avenida José Cândido da Silveira.

Uma das ocorrências foi registrada no sábado (19), às 7h45, nas avenidas Flávio dos Santos e Silviano Brandão, no bairro Sagrada Família, Leste da cidade. Um homem chamou a polícia para denunciar um rapaz que arrastava a bicicleta pelo asfalto. “Quando a PM chegou e abordou o rapaz, de 20 anos, viu que o equipamento estava danificado em várias partes e o cidadão disse que pegou a bicicleta na Praça da Estação. Como estava travada, a carregou em parte do trajeto e a arrastou em outro”, diz o boletim. O homem foi conduzido à Central de Flagrantes 1 (Ceflan). Também no sábado, a PM registrou ocorrência idêntica, às 9h14, na rua Alagoas, com avenida Cristóvão Colombo, Savassi.

No domingo, a PM anotou a ocorrência da José Cândido e ainda: uma na rua Guaicurus, com Rio de Janeiro, no Centro, onde um homem tentou vender a bicicleta; a outra foi na avenida Santos Dumont, com rua São Paulo, onde uma mulher de 36 anos desferiu golpes contra o equipamento usando pedras, na tentativa de destravá-la.

O projeto da Yellow, um aplicativo brasileiro que valoriza a mobilidade compartilhada nas cidades, inaugurou sua ação na semana passada em Belo Horizonte, com 500 bicicletas e 250 patinetes. Diferentemente do sistema já existente na cidade – BH Bike, patrocinado pelo banco Itaú e no qual as bicicletas ficam disponíveis em cerca de 40 estações fixas, onde o usuário retira e devolve o equipamento -, o Yellow não tem ponto de devolução.

A empresa foi procurada pelo BHAZ, mas ainda não retornou.

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!