Minas não tem praia? Veja 7 opções para se refrescar e curtir o verão

Municípios mineiros de Lagoa da Prata e Capitólio (Divulgação/Lagoa da Prata + Reprodução/Pousada Califórnia)

Praia em Minas Gerais. Impossível? Com um pouquinho de imaginação, nem tanto! À beira de rios, lagoas e cachoeiras se transformam em refrescantes piscinas naturais. Quem experimenta, aprova. E dá até apelido carinhoso: ‘praias’ de água doce, prainhas… Estes destinos têm sido opção para aqueles que não viajaram para o litoral ou gostam de experimentar novas aventuras.

Balneário das Duchas

praia
Reprodução/TripAdvisor

Localizado no centro de Pirapora, na região Norte de Minas, o balneário tem quedas d’água e uma areia fina e branca. Do local, ainda é possível observar a Ponte Marechal Hermes, outro atrativo da cidade. A estrutura fica sobre as águas do Rio São Francisco.

A praia tem três quiosques fixos, dois bares e um sanitário, além de várias palhoças que servem peixe frito e cerveja gelada. Nas areias, existem vários campos de futebol, vôlei e peteca. A área de possibilidade de banhos é definida pelo Corpo de Bombeiros, que presta assistência no local.

Praia do Areão

praia pirapora
Reprodução/Freewaays

Também em Pirapora, a Praia do Areão é sazonal e fica um pouco depois do balneário. Ela se forma após o período das enchentes, onde são montadas barracas de alimentos, bebidas e de esportes. Entre eles estão futevôlei, vôlei de praia, peteca, Futebol de Areia, canoagem, rafting e passeios de Jet Ski. É o paraíso para quem gosta de praticar o ecoturismo.

Prainha da Cachoeira do Crioulo

praia cachoeira do crioulo
Reprodução/TripAdvisor

Já em São Gonçalo do Rio Preto, no Alto Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto abriga a ‘prainha’ da Cachoeira do Crioulo. Após uma bela queda, as águas do Rio Preto correm através de bancos de areias brancas. No local, os peixes nadam bem próximos a borda encantando os visitantes. O valor da entrada é de R$ 7 por pessoa e a visitação de 7h às 17h, de terça a domingo. Não é cobrada a taxa para crianças menores de 10 anos.

Para chegar até lá é necessário percorrer uma trilha de 6 km, de dificuldade moderada, junto com um guia do parque. O tempo aproximado na trilha é de 2h30. No percurso é possível avistar as serras da região e parar nos dois mirantes para registrar o momento único.

Praia do Lapeiro

praia do lapeiro
Reprodução/CityBrasil

Também em São Gonçalo do Rio Preto, a Praia do Lapeiro é um sucesso. Localizada a 1 km do centro da cidade e banhada também pelo Rio Preto, a prainha atrai muitas famílias. Em uma área mais rasa do rio, é possível que crianças brinquem sem  perigo e aproveitem o passeio.

No local, há ainda quadras para a prática de esportes como peteca, futevôlei ou vôlei de areia, bares e restaurantes com comidas feitas no fogão à lenha, para receber melhor os visitantes.

Praia Artificial

praia artificial
Reprodução/Pousada Califórnia

Fundada em 1988, a Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado é um dos principais atrativos de Capitólio e está localizada no centro da cidade. Banhada pelo Rio Piumhi, a praia é considerada um refúgio para os que querem descansar a mente e o corpo.

A praia conta com banheiros públicos, quadras poliesportivas e um calçadão para deliciosas caminhadas ao entardecer, emoldurado pelas lindas montanhas da região. Há bares com piscinas naturais e quem gosta de passear nas águas pode escolher entre barco, canoa e Jet Ski.

Praia do Lago das Roseiras

praia lago das roseiras
Reprodução/Gabriel Rodrigues?Portal Centro-Oeste

Localizada em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, trata-se de uma área às margens da represa de Carmo do Jaruru. Várias barracas e acampamentos são montados no entorno durante os dias mais quentes. Pequenos barcos, motos aquáticas e lanchas também fazem parte das atrações da área. Espaços de segurança na água foram delimitados pelo Corpo de Bombeiros para garantir que visitantes e moradores se divirtam tranquilamente.

Prainha de Lagoa da Prata

praia lagoa da prata
Divulgação/Lagoa da Prata

Ainda no Centro-Oeste de Minas, a Prainha de Lagoa da Prata é um dos principais atrativos da cidade. O cartão postal recebe turistas todos os anos durante os dias mais quentes. Para se banhar no local é preciso pagar uma entrada de R$ 15.

Com Agência Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!